A ocupação de leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 chegou a 77% no município de Arapiraca, região do Agreste de Alagoas. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau-AL) nesta sexta-feira (19).
Os dados da Sesau apontam que, até a última quarta (17), 36 dos 47 leitos de UTI disponíveis para pacientes com Covid-19 já estão ocupados. Em relação aos leitos clínicos, a Sesau informou que metade dos 85 disponíveis também está ocupada.
Na semana passada, o secretario da Sesau Alexandre Ayres informou que o estado vai ampliar o número de leitos devido ao aumento no número de internações por causa da doença causada pelo novo Coronavírus.
A taxa de ocupação de leitos de UTI acima dos 70% é considerada a média dos municípios alagoanos. A porcentagem, segundo Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19, ultrapassa a “margem de segurança”. O observatório é da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Na última quinta (18), a secretaria de Saúde confirmou a presença da nova variante brasileira, que surgiu no Amazonas, em dois municípios alagoanos. Uma das pacientes havia viajado ao estado amazonense e a outra não teve contato com pessoas de outros estados e nem tem histórico recente de viagens.