Após o pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter decidido com placar de 4 a 3 pela permanência do nome de Luciano Barbosa (sem partido) nas urnas eletrônicas de Arapiraca nesta quinta-feira (12), os 413 equipamentos que vão ser usados nas eleições de 2020 no município vão permanecer lacrados e serão enviados para Arapiraca na sexta-feira (13).
Na segunda, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas havia decidido pela retirada dos dados de Barbosa das urnas após um pedido feito pelo diretório estadual do MDB, que o expulsou do partido após divergências internas.
Porém, a defesa de Barbosa recorreu ao pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ganhou nesta quinta o direito de permanecer nas urnas e continuar com a candidatura enquanto o processo movido pelo diretório estadual do MDB segue em tramitação na justiça.
A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRE/AL abriu as audiências de geração de mídias e cargas de urnas e suspendeu os trabalhos em razão do julgamento na instância superior.
“Desde a decisão do colegiado alagoano até esta data não houve nenhum tipo de interferência nas mídias dessas urnas eletrônicas. Todas permaneceram lacradas e armazenadas e, com a decisão superior, serão preparadas para o transporte para Arapiraca”, explicou o presidente do TRE de Alagoas, desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo.