O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) vai julgar na quinta-feira (10) o recurso protocolado pela defesa do prefeito eleito em Arapiraca nas eleições deste ano, Luciano Barbosa (sem partido). O atual vice-governador do Estado está com a candidatura sub judice e aguarda um parecer da Justiça Eleitoral.
A sessão de julgamento está marcada para iniciar às 15h e pode haver alterações na data e no horário.
Luciano Barbosa foi eleito em Arapiraca com 59.249 votos, o que representou 54,56% do total.
Disputa judicial
O Diretório Estadual do MDB rejeitou o nome do vice-governador como candidato a prefeitura de Arapiraca nas eleições de 2020, contrariando a escolha da executiva municipal que, por unanimidade, escolheu Luciano Barbosa.
Após as divergências internas, Barbosa foi expulso da legenda e o MDB entrou na justiça com um pedido para anular o registro da candidatura de Luciano em Arapiraca.
O MDB de Alagoas também chegou a solicitar à justiça que o nome de Barbosa fosse retirado das urnas, mas o pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve os dados de Luciano nos equipamentos.
Caso a decisão do TRE seja desfavorável à Luciano, os advogados podem recorrer ao TSE, em Brasília.
Aliados de Luciano afirmam que o senador Renan Calheiros tem tentado interferir no processo eleitoral de Arapiraca por interesses pessoais e eleitorais em 2022.