O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), renovou o decreto do plano de distanciamento social e o estado permanece na fase vermelha por mais 14 dias. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (30).
Segundo Renan Filho, todas as medidas do decreto anterior, que começou a valer no último dia 19 de março, ainda estão vigentes. Contudo, para o novo decreto, o governador acrescentou a proibição de banho de praias e rios no feriado de Sexta-feira Santa.
“Mesmo com todo o esforço feito, com redução de casos ativos sobre casos recuperados, com uma leve redução na taxa de ocupação, nós ainda tivemos a semana com maior número de mortes das últimas cinco semanas. “, disse o governador.
O governador recomendou ainda que os alagoanos não se aglomerem durante a semana santa.
“As pessoas precisam continuar colaborando. Nós vamos ter um momento delicado ao longo dos próximos dias, que é a semana santa, um período que, historicamente, as pessoas aproveitam para reunir a família e para viajar. Neste ano, é muito importante que, se as pessoas puderem, não façam isso. Não se aglomerem, não reúnam grupos grandes enquanto a gente agiliza a vacinação”, falou Renan.
Uma reunião para avaliar a flexibilização de funcionamento de alguns segmentos está marcada para a próxima semana. Na ocasião, o governador avaliará os números da pandemia em Alagoas para tomar as decisões.
“Depois da semana santa, nós vamos fazer uma outra reunião aqui para avaliar e tomar decisões novas com relação a alguns seguimentos específicos. Nós tivemos algumas opiniões, nesse momento, que permitiriam algumas flexibilizações. É muito importante que o cidadão compreenda que o mês de abril, possivelmente, será o mês em que o Brasil vai começar a perceber a evolução da vacinação em um percentual maior de pessoas. Por isso que nós vamos manter o estado na área vermelha, mas estaremos preparados para discutir o decreto após a semana santa”, garantiu o governador.
Veja as medidas restritivas:
Lojas das áreas centrais
Podem abrir das 09h às 17h. O funcionamento desses estabelecimentos fica proibido aos sábados, domingos e segundas
Lojas de ruas e galerias (fora dos centros das cidades)
Podem funcionar das 10h às 18h e devem fechar aos sábados, domingos e segundas
Shoppings
O funcionamento será das 11h às 20h. Esses estabelecimentos não podem funcionar aos sábados, domingos e terças
Transporte Intermunicipal
Pode circular com até 30% da capacidade
Praias, rios e lagoas
Ficam fechados na Sexta-feira Santa e aos finais de semana. O uso do calçadão fica permitido para a realização de atividades física durante a semana
Academias
Podem funcionar com até 30% da capacidade sob agendamento. O uso de academias por parte das pessoas acima de 60 anos e com comorbidades fica proibido.
Igrejas, templos e instituições religiosas
Podem abrir com 30% da capacidade
Salões de beleza
Devem funcionar apenas sob agendamento