O governador Renan Filho (MDB) decretou fase vermelha e determinou toque de recolher das 21h às 05h para todo o estado de Alagoas durante 14 dias. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16) em uma coletiva de imprensa.
A fase vermelha passa a valer em sua totalidade a partir da 00h de sexta (19), já que parte do estado como a capital Maceió e as regiões do litoral e metropolitana estavam na fase laranja. As regiões do Agreste e do Sertão já estavam na fase vermelha.
Confira as novas medidas ao final do texto.
Segundo Renan Filho, o prazo de 48h servirá para que todos os seguimentos se adequem às regras do decreto.
“Na fase vermelha, além do que já havia, será implantada uma restrição de horário de circulação. Nenhum cidadão, em Alagoas, vai poder circular depois das 21h se não estiver a destino de cumprir alguma necessidade essencial para a sua família. Isso vai ajudar o estado a evitar aglomeração noturna, vai ajudar na redução de novos casos e ajudar que a gente saia desse ciclo”, falou o governador.
O estado, conforme o secretário estadual de saúde Alexandre Ayres, ultrapassou a marca de um mil casos positivos da Covid-19 pelo segundo dia consecutivo.
“Isso tem agravado a nossa ocupação hospitalar. A gente tem feito um esforço muito grande para ampliar esses leitos e para dar a condição de trabalho para os nossos profissionais de saúde. Quero aproveitar para fazer essa ressalva a todos profissionais de saúde de Alagoas, da rede estadual, das redes municipais e da redes privadas e filantrópicas que vêm se esforçando muito nesse enfrentamento à pandemia. Nós precisamos da colaboração cada vez mais intensa da população”, ressaltou Alexandre.
Veja as novas medidas restritivas:
Lojas das áreas centrais
Podem abrir das 09h às 17h. O funcionamento desses estabelecimentos fica proibido aos sábados, domingos e segundas
Lojas de ruas e galerias (fora dos centros das cidades)
Podem funcionar das 10h às 18h e devem fechar aos sábados, domingos e segundas
Shoppings
O funcionamento será das 11h às 20h. Esses estabelecimentos não podem funcionar aos sábados, domingos e terças
Transporte Intermunicipal
Fica proibido a circulação de transporte intermunicipal
Praias, rios e lagoas
Fechadas aos finais de semana. O uso do calçadão fica permitido para a realização de atividades física durante a semana
Academias
Podem funcionar com até 30% da capacidade sob agendamento. O uso de academias por parte das pessoas acima de 60 anos e com comorbidades fica proibido.
Igrejas, templos e instituições religiosas
Podem abrir com 30% da capacidade
Salões de beleza
Devem funcionar apenas sob agendamento