Cerca de 2,7 mil toneladas de lixo foram retiradas das praias de Maceió desde o mês de janeiro deste ano. Só no segundo final de semana de abril, cerca de 400 toneladas de resíduos foram recolhidas da Praia da Avenida e do Riacho Salgadinho.
Conforme informou a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) nesta sexta-feira (7), foram retiradas 750 toneladas de lixo somente no mês passado.
Os serviços de limpeza são feitos por mais de 20 profissionais durante três turnos, com apoio de compactadores e tratores.
Para o assessor especial da SUDES, Robert Wagner, a população não contribui para a limpeza das praias da capital e continua fazendo o descarte irregular de resíduos.
“É difícil entender como a população da nossa cidade não cuida de algo tão lindo como a nossa orla. A Prefeitura de Maceió trabalha incansavelmente para manter o local limpo, mas não encontra o apoio do cidadão, que continua descartando seu lixo nas ruas, praças e córregos”, falou Wagner.
O plástico foi um dos resíduos mais encontrados durante a limpeza. Segundo o órgão, a Prefeitura de Maceió disponibiliza 21 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) nas principais praças e avenidas da cidade para esse tipo de descarte.
“Se cada um fizer sua parte, nós podemos ter praias mais limpas e menos consequências negativas para o meio ambiente. Esse lixo deixado na orla não afeta só a natureza, mas também traz prejuízos econômicos e para os banhistas”, disse o assessor.