DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
4 de outubro de 2023

Justiça de Alagoas suspende novo aumento de salário de vereadores de Palmeira dos Índios

Compartilhe este artigo

Nova decisão é da 2ª Vara Cível de Palmeira dos Índios (Foto: Reprodução/Google Maps)

A Justiça suspendeu um novo aumento de 30% no salário dos vereadores de Palmeira dos Índios. Em janeiro, uma lei que daria um reajuste de 50% no salário dos parlamentares também foi suspensa pela Justiça.

A decisão é do juiz André Parizio, da 2ª Vara Cível de Palmeira dos Índios, e foi divulgada na terça-feira (2) pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL).

De acordo com o TJ, a nova decisão partiu logo depois que os vereadores revogaram a lei de nº 2.336/2020, que daria o aumento de 50%, mas revigoraram a lei de nº 2.119/2016 que reajusta o salário em 30% a mais. Com isso, o valor destinado à verba de gabinete subiria para R$ 2.500.

O reajuste de 30% já havia sido suspenso pela 2ª Vara com uma liminar em 2017. O TJ disse ainda que Superior Tribunal de Justiça (STJ) chegou a anular parte desse processo, mas que a liminar ainda permanecia válida. Por conta disso, os parlamentares consideraram que a decisão do STJ dava espaço para revigorar essa lei.

“É importante frisar, ainda, que a repristinação da lei noticiada pelo Ministério Público não tem o condão de apagar a ilicitude demonstrada nestes autos, que se verificou na origem. O vício apontado é, portanto, insanável”, afirmou o juiz na nova decisão proferida na segunda (1).

Uma multa diária no valor de R$ 5 mil foi estabelecida pelo magistrado em caso de descumprimento da decisão. Caso algum pagamento tenha sido feito com o reajuste, o presidente da Câmara dos Vereadores do município deve informar aos parlamentares que devolvam o valor excedido.

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.