DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
13 de julho de 2024
Search
Close this search box.

Justiça de Alagoas suspende novo aumento de salário de vereadores de Palmeira dos Índios

Compartilhe este artigo

Nova decisão é da 2ª Vara Cível de Palmeira dos Índios (Foto: Reprodução/Google Maps)

A Justiça suspendeu um novo aumento de 30% no salário dos vereadores de Palmeira dos Índios. Em janeiro, uma lei que daria um reajuste de 50% no salário dos parlamentares também foi suspensa pela Justiça.

A decisão é do juiz André Parizio, da 2ª Vara Cível de Palmeira dos Índios, e foi divulgada na terça-feira (2) pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL).

De acordo com o TJ, a nova decisão partiu logo depois que os vereadores revogaram a lei de nº 2.336/2020, que daria o aumento de 50%, mas revigoraram a lei de nº 2.119/2016 que reajusta o salário em 30% a mais. Com isso, o valor destinado à verba de gabinete subiria para R$ 2.500.

O reajuste de 30% já havia sido suspenso pela 2ª Vara com uma liminar em 2017. O TJ disse ainda que Superior Tribunal de Justiça (STJ) chegou a anular parte desse processo, mas que a liminar ainda permanecia válida. Por conta disso, os parlamentares consideraram que a decisão do STJ dava espaço para revigorar essa lei.

“É importante frisar, ainda, que a repristinação da lei noticiada pelo Ministério Público não tem o condão de apagar a ilicitude demonstrada nestes autos, que se verificou na origem. O vício apontado é, portanto, insanável”, afirmou o juiz na nova decisão proferida na segunda (1).

Uma multa diária no valor de R$ 5 mil foi estabelecida pelo magistrado em caso de descumprimento da decisão. Caso algum pagamento tenha sido feito com o reajuste, o presidente da Câmara dos Vereadores do município deve informar aos parlamentares que devolvam o valor excedido.

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.