O governador Renan Filho (MDB) disse que vai manter o ponto facultativo para os servidores do estado e vai aumentar a fiscalização para evitar aglomerações durante o feriadão de carnaval. As informações foram divulgadas durante uma coletiva na última quarta-feira (10).
As medidas foram tomadas depois que o governo anunciou que vai abrir novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínicos até o final de fevereiro devido ao aumento no número de ocupação nos hospitais do estado por causa da Covid-19.
“Vamos colocar um grande efetivo na rua para ampliar a capacidade de fiscalização e para estarmos mais próximos em todos os lugares”, disse Renan.
Segundo o governador, uma operação policial está sendo preparada para que as cidades do interior do estado também recebam uma atenção maior nesse período.
“Vamos fazer fiscalização maior nas cidades em que [tradicionalmente] há mais eventos. O secretário Alfredo Gaspar de Mendonça está preparando uma grande Operação Carnaval para marcar presença em todos os lugares de Alagoas”, falou o governador.
Na ocasião, o governador informou ainda que não deve fazer uma publicação de um novo decreto com as medidas que mudem o Plano de Distanciamento Social Controlado.
Até a quarta (10), de acordo com dados do governo, o índice de ocupação dos leitos subiu 12% em dez dias, passando de 43% no dia 1º de fevereiro para 55%.
Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o aumento se deve por conta da alta contaminação de jovens durante o mês de dezembro do ano passado, que acabou infectando grupos mais vulneráveis.
“É importante que o cidadão compreenda que nenhuma fiscalização é capaz de fazer o que o cidadão pode fazer individualmente. O cidadão precisa ajudar. Quando mais consciente estiver a nossa gente, melhor será o resultado”, ressaltou Alexandre Ayres.