
O governador Renan Filho (MDB) flexibilizou, nesta terça-feira (27), as regras do Plano de Distanciamento Social Controlado de Alagoas e fez a manutenção do decreto que deixa o estado na indicação de fase vermelha. O novo decreto vai ser publicado no Diário Oficial (DOE).
Confira o funcionamento de principais segmentos ao final do texto.
Uma das principais medidas tomadas pelo governador foi liberar o funcionamento das lojas do comércio e de shoppings todos os dias da semana, mantendo apenas o horário conforme o decreto anterior que deixa de valer a partir das 00h desta terça.
Além disso, os bares e restaurantes do estado podem abrir aos finais de semana às 16h e o uso do calçadão da orla e de praia também está liberado. O toque de recolher das 21h às 5h está mantido.
Outra mudança é em relação ao funcionamento de academias que, segundo Renan Filho, já podem abrir aos sábados.
Confira as NOVAS medidas:
Lojas do comércio
Podem abrir todos os dias da semana, das 09h às 17h (antes: o funcionamento desses estabelecimentos era proibido aos finais de semana, segundas e feriados).
Shoppings
Podem funcionar todos os dias da semana, das 11h às 20h (antes: não podiam funcionar aos sábados, domingos, terças e feriados).
Praias, rios e lagoas
Liberados todos os dias da semana (antes: eram fechados aos finais de semana e feriados).
Bares, restaurantes, lanchonetes e similares
Podem funcionar com 50% da capacidade, das 5h às 20h, de segunda a sexta; aos finais de semana até às 16h. Após esses horários e aos domingos, o funcionamento deve ser feito apenas através de entregas e na modalidade “Pague e Leve” (antes: não podiam atender presencialmente aos finais de semana).
Academias
Podem funcionar com até 30% da capacidade sob agendamento, inclusive, aos sábados. O uso de academias por parte das pessoas acima de 60 anos e com comorbidades fica proibido.
CONTINUAM como antes:
Transporte Intermunicipal
Pode circular com até 30% da capacidade.
Igrejas, templos e instituições religiosas
Podem abrir com 30% da capacidade.
Salões de beleza e barbearias
Podem funcionar com 50% da capacidade e sob agendamento.