Cerca de 100 estagiários da área de saúde devem ser contratados pela Prefeitura de Maceió para fiscalizar se bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais estão cumprindo os protocolos sanitários de combate ao novo Coronavírus (Covid-19). O período de inscrição para o processo seletivo ainda não foi divulgado.
Segundo a prefeitura, a expectativa é que os contratados comecem a trabalhar ainda em janeiro. Os contratos serão temporários e vão ter duração de, no mínimo, seis meses.
A medida foi tomada durante uma reunião, na quarta-feira (13), sobre as ações do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) no enfrentamento da Covid-19. No último dia 5 de janeiro, o prefeito JHC (PSB) determinou o retorno de apresentações ao vivo nos estabelecimentos da capital.
“Em um primeiro instante, a ação será educativa e de orientação. No segundo instante, se a pessoa ou o estabelecimento insistir em disseminar o vírus, em não cumprir os protocolos, serão punidos. Para os bares e restaurantes, pode até haver suspensão de alvará. Essa tem que ser uma luta de todos nós. Ou damos as mãos ou viramos estatística”, disse o coordenador do GGI, Claydson Moura.
Segundo a prefeitura, além de fiscalizar os bares e restaurantes, os fiscais também vão atuar nos shoppings, mercados, feiras e na orla da cidade. A ideia é que, futuramente, os contratados fiscalizem também outros setores econômicos conforme o funcionamento desses locais seja liberado.
Os trabalhos de fiscalização, ainda de acordo com a prefeitura, serão realizados todos os dias. Além disso, pelo menos uma equipe ficará fixa na orla e as demais ficarão circulando pela cidade.