
O cadastramento de novos beneficiários do Cartão CRIA, que faz parte do Programa Criança Alagoana (CRIA), começou nesta sexta-feira (5) para gestantes. Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento (Seades), as crianças com síndrome congênita por Zika vírus até os seis anos também estão contempladas nesse primeiro grupo. O cadastro dessas crianças teve início na última segunda (1º).
Confira o cronograma de cadastramento ao final do texto.
Além deles, o auxílio de R$ 100 é destinado às famílias que vivem na pobreza ou extrema pobreza ou que tenham crianças de até cinco anos.
Para solicitar o cartão, as pessoas que se encaixam no público-alvo precisam ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O cadastro está sendo realizado nas unidades CRAS de cada município do estado.
As documentações exigidas para fazer o cadastramento são CPF, carteira de identidade, o Número de Identificação Social (NIS), comprovante de residência, caderneta da gestante ou encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS), com o início do pré-natal.
Segundo a superintendente de avaliação e gestão da informação da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento (Seades), Daniella Gazzaneo, os cartões serão entregues à medida de que os cadastros forem realizados pelas equipes.
As datas do começo do recebimento do benefício também serão divulgadas conforme o cadastramento.
A Seades reforçou que as famílias possuem crianças de até dois anos só devem procurar as unidades de assistência social a partir do dia 1º de abril. Já as crianças de até cinco anos, a data prevista para o cadastramento é a partir de 1º de maio.
Para esse grupo, além dos documentos dos responsáveis, é preciso levar a certidão de nascimento ou RG da criança e o comprovante de residência.
Veja cronograma de cadastramento
- Crianças com Zika vírus: a partir do dia 01/02
- Gestantes: a partir do dia 05/02
- Crianças até 2 anos: A partir do dia 01/04
- Crianças até 5 anos: A partir do dia 01/05