A vitória de João Henrique Caldas (PSB) sobre Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) representa muito mais do que a simples disputa pela prefeitura de Maceió.
O resultado das urnas da capital alagoana nas Eleições Municipais 2020 impôs mais uma derrota no xadrez político do governador Renan Filho (MDB), que perdeu no dia 15 de novembro o duelo contra o vice-governador Luciano Barbosa (MDB), que foi eleito prefeito de Arapiraca, principal cidade do interior do estado.
Com a derrota nos dois principais municípios do estado: Maceió e Arapiraca, o grupo de Renan Filho saí das Eleições com 37 prefeituras, uma menos que em 2016, saldo negativo que foi potencializado pela derrota nos dois principais colégios eleitorais.
Em Arapiraca, Renan Filho foi o protagonista do imbróglio gerado com a expulsão arbitrária do ex-aliado Luciano Barbosa do partido MDB. No cabo de guerra entre os dois venceu Barbosa com aprovação do eleitorado.
Já em Maceió os esforços do governador Renan Filho e do prefeito Rui Palmeira (Sem Partido), que arregimentaram dezenas de lideranças políticas em busca de votos para Alfredo Gaspar, foram em vão. Os eleitores rejeitaram o ex-secretário de segurança pública e aprovaram nas urnas o nome dos opositores JHC e Ronaldo Lessa.