Circulou em grupos de redes sociais de Arapiraca no último sábado (7) a informação que os nomes e as fotos de Luciano Barbosa (Sem partido) e Rute Nezinho (PL) não estariam na urna eletrônica e não poderiam ser votados nas eleições municipais do próximo dia 15 de novembro.
Porém, a coligação ‘Pra Arapiraca voltar a crescer’ informou que se trata de uma fake news, já que o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) negou o pedido feito pelo diretório estadual do MDB para a retirada dos dados de Luciano e Rute das urnas.
Segundo apoiadores do vice-governador, a campanha de Barbosa vem sofrendo fortes ataques desde o começo na tentativa de enganar os eleitores arapiraquenses sobre a legitimidade da candidatura da chapa.
Em nota enviada à imprensa, a coligação afirmou que foi surpreendida com mensagens enviadas na noite de sábado contendo uma falsa cópia de uma certidão de Julgamento do TRE/AL afirmando que Luciano Barbosa havia perdido a ação no colegiado e não estaria nas urnas eletrônicas.
Mas esse boato teve como base o resultado de um pedido de vistas do desembargador Felini de Oliveira, no processo relativo à candidatura de Luciano Barbosa e não uma decisão final contra a coligação.
Decisão verdadeira
O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) manteve o nome, o número e a foto de Luciano Barbosa e da candidata a vice Rute Nezinho nas urnas eletrônicas de Arapiraca para as eleições do próximo dia 15 na última quinta-feira (5).
Os magistrados seguiram o entendimento de que não há possibilidade de substituição da chapa, levando em consideração que o MDB não reconhece candidaturas válidas do partido no pleito em Arapiraca. Com isso, Luciano Barbosa e Rute Nezinho estão autorizados a seguir em campanha e terem todos os dados nas urnas eletrônicas no dia da votação.
A coordenação do comitê de Luciano Barbosa reforçou que a programação das atividades do candidato e todas as ações de campanha continuam sendo realizadas normalmente até o dia 14 de novembro, como estabelece e recomenda a própria legislação eleitoral.