Mesmo com todos as barreiras colocadas pelo diretório estadual do MDB, comandado pelo senador Renan Calheiros, a candidatura de Luciano Barbosa à prefeitura de Arapiraca foi a grande vencedora nas eleições deste domingo (15) no município, alcançando uma quantidade histórica de votos.
Nas pesquisas eleitorais feitas no município e registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas, Luciano sempre apareceu em primeiro lugar na intenção de voto dos eleitores arapiraquenses.
A vantagem que Barbosa conseguiu nas urnas foi tamanha, que mesmo somando a quantidade dos votos válidos de todos os outros seis candidatos, não é suficiente para passar Luciano.
Com 100% das urnas apuradas, Luciano Barbosa consquistou 54,56% dos votos válidos, grantindo uma vitória esmagadora no voto popular.
Veja a votação de cada candidato à prefeitura de Arapiraca nas eleições 2020:
- Luciano Barbosa (sem partido) – 54,56% – 59.249 votos
- Fabiana Pessoa (Republicanos) – 19,22% – 20.874 votos
- Tarcizo Freire (Progressistas) – 15,08% – 16.376 votos
- Gilvânia Barros (Solidariedade) – 6,47% – 7.021 votos
- Hector Martins (Cidadania) – 2,32% – 2.517 votos
- Cláudio Canuto (Patriota) – 1,93% – 2.101 votos
- Lindomar Ferreira (PSOL) – 0,42% – 460 votos
Candidatura sub judice
A candidatura de Luciano Barbosa está sub judice e aguarda um julgamento final por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa ampla vitória nas urnas favorece bastante a coligação.
Na última quinta-feira (12), o pleno do TSE garantiu a permanência de Luciano nas urnas eletrônicas de Arapiraca após o TRE/AL ter deferido o pedido do diretório estadual do MDB para retirar os dados do candidato dos equipamentos.
Barbosa foi expulso da legenda após divergências internas entre a executa municipal e estadual do partido. Aliados de Luciano afirmam que o senador Renan Calheiros tem tentado interferir no processo eleitoral de Arapiraca por interesses pessoais e eleitorais em 2022.