Estudantes das escolas municipais de Traipu participaram da 3ª edição do Soletrando, projeto da Secretaria Municipal de Educação, que aconteceu no auditório da Casa da Cultura, na última quinta-feira (14).
A competição foi dividida em modalidades e envolveu diversas escolas do município, que realizaram etapas iniciais da disputa de soletração de palavras, até a etapa final.
Nesta etapa final, 59 alunos do 3º ao 5º ano, representaram 24 escolas do Ensino Fundamental I; e 26 alunos do 6º ao 9º ano, representaram 13 escolas do Ensino Fundamental II. Os estudantes tiveram suas habilidades ortográficas desafiadas e disputaram medalhas e troféus.
O Projeto Soletrando foi implementado nas escolas municipais de Traipu em 2022 e foi idealizado pela diretora geral de ensino, Arlene Torres; pela coordenadora do Ensino Fundamental I, Erlange Santos; e pelo coordenador do Fundamental II, James Rafael.
O técnico em língua portuguesa e servidor da Educação traipuense, Arthur Oliveira, falou sobre a importância do projeto para o desenvolvimento dos alunos e sobre o apoio da gestão municipal.
“O “Projeto Soletrando” enriquece o aprendizado ortográfico e instiga a leitura contínua, sendo fundamental para o desenvolvimento dos alunos. A gestão, sempre prestativa, apoia essas iniciativas educacionais”, declarou Arthur Oliveira.
A disputa do 3º Soletrando aconteceu durante todo o dia. Nove alunos foram premiados; confira os nomes e a série dos vencedores:
3º ano
1º lugar- Miguel Flores / Escola Agapito Rodrigues
2º lugar- Antony Melo / EMEB Padre Augusto Melo
3º lugar- Gustavo Raphael / EMEB Artur Olímpio
4º ano
1º lugar- Anita Manuela / EMEB Ilva Isidoro
2º lugar- Yasmin Correia / EMEB Tiradentes
3º lugar- Ítalo Hugo/EMEB Geoflazio Quirino
5º ano
1º lugar – Samuel Davila / EMEB Agapito Rodrigues
2º lugar – Kauan/ Padre Augusto Melo
3º lugar- Milena Oliveira – EMEB Marcos Antônio
Entre 6º e 7º ano
1º lugar- Geissiele /EMEB Padre Augusto
2º lugar- Matheus/ EMEB Arthur Olímpio
3º lugar- Vitória / EMEB Francisco Mangabeira
Entre 8º e 9º
1º lugar- KAILÂNE/EMEB Padre Augusto
2º lugar- Andressa/EMEB Rui Barbosa II
3º lugar- Nicolas Rolim /EMEB Professor José Medeiros
“O Soletrando é uma motivação para os alunos, que por meio de uma competição saudável buscam ampliar o vocabulário , além de compreender o significado das palavras e a ortografia correta delas. A Secretaria de Educação está de parabéns pela iniciativa e pela realização deste projeto importante, que já está na sua terceira edição”, concluiu o prefeito de Traipu, Lucas Santos.
O secretário de Educação de Traipu, Reginaldo Faria, e toda a equipe técnica da pasta participaram e acompanharam a competição.
Fonte: Redação IO
Ascom Traipu
Mara Santos
Fotos: Reprodução