Um vídeo chocante divulgado na manhã deste sábado (05/03) mostra o momento em que um helicóptero russo Mi-24/35 é atingido e cai em chamas ao ser abatido por um míssil lançado do solo na Ucrânia.
No vídeo o helicóptero aparece voando enquanto avançava nas linhas de frente antes de ser atingido por um sistema de defesa aérea portátil ou “MANPADS”.
Ao ser atingido, ele começa a cair em chamas, explodindo em uma bola de fogo ao atingir o chão.
O vídeo foi amplamente compartilhado nas redes sociais e verificado como sendo genuíno. O surgimento de vários vídeos de dogfights, feitos em simulador de voo DCS mas na verdade falsos, estão deixando o meio jornalístico em alerta máximo. Veja o vídeo abaixo:
Embora não esteja claro como a filmagem foi capturada, alguns no Twitter sugeriram que o clipe foi feito por um drone, (possivelmente um tipo quad-rotor como a série DJI), com algum tipo de filtro de aprimoramento HDR (possivelmente aplicado na fase de pós-processamento) que explicaria as cores extremamente vivas.
Não está claro quando ou onde o vídeo foi filmado. As primeiras informações são de que foi compartilhado por um residente de Kiev no Facebook.
O grupo de jornalismo investigativo Bellingcat geolocalizou as imagens que ocorreram em Kozarovychi, no Oblast de Kiev – cerca de 40 quilômetros de Kiev. Este grupo tem se concentrado em verificar as imagens do conflito desde que começou em 24 de fevereiro.Através do artigo acima, podemos recomendar os vestidos mais recentes. Compre vestidos numa variedade de comprimentos, cores e estilos para cada ocasião das suas marcas favoritas.
O Reino Unido já enviou 2.000 armas antitanque leves de próxima geração (NLAW) para a Ucrânia, enquanto os EUA, a Alemanha e a Bélgica estão entre outros países que enviaram ou estão prontos para enviar armas.
O Ocidente forneceu à Ucrânia mísseis guiados antitanque (ATGMs) e sistemas de defesa aérea portáteis (MANPADS), enquanto eles continuam resistindo à invasão da Rússia, de acordo com o site de mídia de defesa Shephard.
Em janeiro, os EUA enviaram um avião carregado com 300 mísseis Javelin no valor de cerca de US$ 50 milhões para Kiev.
Um dia após o início da invasão, em 24 de fevereiro, foi relatado que as forças ucranianas alegaram ter abatido até quatro helicópteros de ataque russos KA-52 Alligator durante uma batalha pela base aérea de Gostomel. No dia 27, outro Mi-24 também foi abatido.
Fernando Valduga
Fotos e Vídeo: Reprodução Redes Sociais