Dois lotes da vacina contra a covid-19 foram levados aos hospitais de Arapiraca e Porto Calvo na terça-feira (19). O transporte das vacinas, que chegaram na segunda (18) ao estado de Alagoas, foi feito com auxílio do Grupamento Aéreo.
A logística foi adotada após o governador, Renan Filho (MDB), afirmar que iria integrar a segurança pública para dar suporte ao plano estadual de vacinação, que foi iniciado na manhã de terça.
As primeiras doses da vacina, de acordo com o governo do estado, serão aplicadas em profissionais de saúde que estão atuando no combate ao novo Coronavírus (Covid-19), indígenas aldeados e idosos que residem em asilos ou albergues.
Um dos primeiros alagoanos e profissionais da saúde a tomar a vacina foi o médico socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Reginaldo Melo. Ele também faz parte da equipe de resgate do Falcão 05, do Grupamento Aéreo.
Melo recebeu a primeira dose da vacina no Hospital Metropolitano, em Maceió. A unidade hospitalar foi palco das primeiras vacinações no estado.
Após a cerimônia de início do plano estadual de vacinação, os dois lotes da CoronaVac foram levados aos hospitais nas regiões do Agreste e do Norte de Alagoas em helicópteros.
O transporte dos imunizantes foi acompanhado pelo secretário executivo da Saúde, Marcos Ramalho, secretário executivo de políticas da Segurança Pública, coronel Elias, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Bittencourt e o major Patrick Madeiro, do Grupamento Aéreo.