Maceió dá início a terceira e última fase da campanha de vacinação contra a gripe (H1N1) na sexta-feira (18). A campanha segue até o dia 9 de julho. A vacinação acontece de segunda a sexta, das 8h às 16h, em 53 unidades de saúde distribuídas pela capital.
Para quem tomou a vacina contra a Covid-19 recentemente, o Ministério da Saúde orienta que haja um intervalo de 14 dias para a imunização contra a gripe.
Não é recomendada a vacinação para quem possui alergia à proteína do ovo ou que tive reações graves a alguma dose anterior da vacina.
Quem pode se vacinar na última fase?
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas;
- Funcionários do Sistema de Privação da Liberdade;
- População privada de liberdade, além de jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.
A população que pertence a um público-alvo das fases anteriores e que ainda não se vacinou, também pode comparecer as unidades de saúde para se imunizar contra a influenza.
Documentos necessários
Para se vacinar é preciso levar um documento de identificação original com foto e o cartão de vacinação, além de uma documentação que comprove o pertencimento ao público-alvo.
Os trabalhadores devem levar uma documentação que certifique o exercício atual da profissão, como o contracheque ou carteira do Conselho Profissional.
As puérperas, que ainda não se vacinaram, precisam levar além dos documentos pessoais, a certidão de nascimento do filho/filha, cartão de gestante ou documento emitido pelo hospital que realizou o parto.