DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
24 de abril de 2024
Search
Close this search box.

Suspensão da Operação Carro-Pipa afeta quase 140 mil pessoas em Alagoas

Compartilhe este artigo

Operação Carro-Pipa atende 600 localidades da zona rural de 42 municípios de Alagoas (Foto: Divulgação/59º BIMtz)

A suspensão da Operação Carro-Pipa, do Governo Federal, afetou 137 mil pessoas do Sertão e do Semiárido do estado de Alagoas. A informação foi divulgada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) nesta segunda-feira (1º).

Segundo a AMA, a operação atende 600 localidades da zona rural de 42 municípios do estado alagoano. A suspensão do serviço de captação e distribuição, que é organizado pelo Exército Brasileiro, foi feita neste final de semana.

A operação é comandada pelo Ministério da Defesa em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A liberação de recursos é de responsabilidade do Ministério da Economia.

Para o presidente da associação, Hugo Wanderley, a decisão do Governo Federal chegou em um momento em que o estado registra um agravamento da seca no Sertão.

Essa região passou da categoria morada para grave, marca que não era registrada desde fevereiro de 2020. Essa situação foi identificada em 6,71% do território do estado. A informação, conforme a AMA, consta no monitor de secas da Agência Nacional de Águas (ANA).

Já a área com seca moderada passou de 14,12% para 16,99% entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021.

“O que já era precário vai ficar insustentável porque as famílias vão ficar sem o básico pra sobrevivência que é a água potável, em um momento também grave com o aumento dos casos da Covid”, disse Wanderley.

A AMA disse ainda que pediu um posicionamento do Exército para cobrar ao Governo Federal que reveja a decisão. O Governador Renan Filho (MDB) se disponibilizou para agendar uma audiência com a pasta.

No ano passado, a média mensal de atendimento foi de cerca de 2 milhões de pessoas em 600 municípios. Com a contratação de uma média de 4,2 mil carros-pipa por mês, foram investidos R$ 603 milhões para a realização do serviço.

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.