Representantes do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Alagoas (Sindjus-AL) promovem, na quarta-feira (28), Dia do Servidor Público, um ato contra a reforma administrativa e contra as privatizações. A mobilização acontece a partir das 14 horas em frente ao prédio sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
O objetivo da mobilização é celebrar o Dia do Servidor Público e mostrar à sociedade a importância dos serviços públicos e dos servidores públicos; além de defender a democratização de direitos sociais e serviços essenciais como Saúde, Educação e Justiça.
O coordenador Jurídico do Sindjus-AL, Paulo Falcão, também ressalta a mobilização contra a PEC Emergencial, PEC 186/2019, que prevê a redução da jornada e corte de até 25% nos salários dos servidores, suspensão de promoção e proibição de concursos. O governo já havia aprovado a Lei Complementar 173/2020 que suspendeu reajuste salarial dos servidores públicos e despesa de pessoal por 18 meses, prejudicando as categorias do funcionalismo público.
A mobilização contra a reforma Administrativa é nacional e faz parte do calendário de luta aprovado pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário e Ministério Público da União (Fenajufe), pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pela CSP-Conlutas.
Para realização do ato público, o Sindjus-AL, em respeito às medidas sanitárias na pandemia do novo coronavírus, disponibilizará de álcool em gel e orienta os servidores e participantes quanto ao uso de máscaras.