DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
25 de maio de 2024
Search
Close this search box.

SEMED publica normas para programa de correção da idade escolar de alunos em Maceió

Compartilhe este artigo

Alunos da rede municipal de Maceió vão passar por programa de correção de idade escolar. (Foto: Semed/Divulgação).

A Secretaria de Educação de Maceió (SEMED) publicou no diário oficial do município desta quarta-feira (18) algumas normas para a implantação de um programa de correção da idade escolar na rede de ensino da capital.

Devido a pandemia de Covid-19, o calendário estudantil passou por grandes alterações e, segundo a portaria, a correção do fluxo escolar tem como finalidade alfabetizar e acelerar os estudantes em distorção idade-escolaridade no ensino fundamental.

O texto traz que as escolas devem organizar turmas de correção do fluxo com acompanhamento pedagógico e psicológico direcionado para a superação das dificuldades de aprendizagem diagnosticadas durante o processo.

A portaria diz ainda que cada unidade escolar deve realizar um levantamento dos estudantes em distorção idade-escolaridade e elaborar um mapeamento, identificando quais estudantes se encontram nessa condição.

Os estudantes dos anos iniciais inseridos serão matriculados de acordo com sua documentação escolar. Em seguida, vão ser submetidos a uma avaliação para identificar se estão ou não alfabetizados. Logo após, serão inseridos em uma de três turmas que serão criadas de acordo com o nível do aluno.

Já os alunos dos anos finais vão ser agrupados em turmas de correção com, no máximo, 25 estudantes por sala, e terão um programa didático específico para a aceleração de estudos. A avaliação dessas turmas será formativa e somativa, sendo obrigatório um parecer descritivo individual emitido pelo conselho de classe.

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.