DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
12 de abril de 2024
Search
Close this search box.

Secretaria da Saúde lança aplicativo para facilitar denúncias de violência sexual em Alagoas

Compartilhe este artigo

App Fica Bem vem para ajudar vítimas de abuso sexual em Alagoas. (Foto: Carla Cleto/Agência Alagoas).

A Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau) lançou na segunda-feira (23) um aplicativo para que as vítimas de violência sexual denunciem os casos sem precisar sair de casa. Os abusos podem ser reportados de forma simples e ágil por meio do app Fica Bem, disponível apenas para aparelhos com o sistema operacional Android, inicialmente.

A iniciativa tem como objetivo reduzir a subnotificação das denúncias em Alagoas, que correspondem a 30% dos casos, segundo dados o Ministério da Saúde (MS). O aplicado foi desenvolvido pela Sesau em parceria com o Centro Universitário Cesmac.

De acordo com a Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (Ravvs/AL), órgão vinculado à Sesau, dos 561 casos de abuso sexual denunciados no período de janeiro a outubro deste ano em Maceió, 421 foram relacionados a adolescentes, o que corresponde a 81% de todas as notificações.

“O app Fica Bem vai ajudar a quebrar a corrente de medo que afeta as vítimas de violência sexual em Alagoas. Percebemos que grande parte das denúncias feitas pelas crianças e adolescentes, em especial, ocorre graças ao apoio das escolas, mas, em razão da pandemia, quando o contato com os professores foi suspenso, essas vítimas perderam a referência e, por isso, o aplicativo vem suprir também essa lacuna. Para isso, o dispositivo proporciona, inclusive, pedir socorro, bastando apenas acionar um botão, que é interligado com a Secretaria de Estado da Segurança Pública”, pontuou a psicóloga Camille Wanderley.

Como baixar e acessar

O app Fica Bem pode ser encontrado na loja de aplicativos do sistema operacional Android e baixado gratuitamente. Assim que for instalado no smartphone, ele pode ser utilizado facilmente, necessitando, apenas, que o usuário realize um cadastro.

Na sequência, irá aparecer um menu com informações sobre como fazer denúncias de violência sexual, possibilitando que o denunciante informe, por meio de um formulário, os dados da vítima e o grau de violência sofrido.

Além da denúncia online pelo Fica Bem, a vítima poderá acionar a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Ravvs e se informar sobre as unidades de saúde referência para atendimento e localização dos hospitais.

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.