DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
28 de março de 2024

Seções eleitorais de AL terão móveis específicos para receber celulares e equipamentos eletrônicos

Compartilhe este artigo

As seções eleitorais de Alagoas devem dispor de um móvel (cadeira, banca escolar, mesa, birô ou congênere) destinado a receber os celulares e outros equipamentos eletrônicos dos eleitores durante a votação. A Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) encaminhou ofício a todos os juízes eleitorais do Estado com as orientações para a efetivação da medida.

De acordo com o documento, o móvel deverá ser posicionado de modo que, tanto da cabina de votação quanto da mesa receptora de votos, esteja à vista simultaneamente do eleitor proprietário, enquanto vota, e dos mesários, sem que os equipamentos fiquem com os colaboradores da Justiça Eleitoral.

A Corregedoria determina, ainda, que seja afixado no móvel cartaz sinalizando que aquele é o local destinado para o depósito/guarda dos objetos. Os mesários e mesárias também foram orientados, durante os treinamentos, que os eleitores só poderão se dirigir à cabina de votação se antes depositarem os celulares nos locais reservados.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alterou a Resolução nº 23.699/2021, vedando o porte de telefones celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto, inclusive desligados. O Tribunal também estabeleceu procedimentos para o fiel cumprimento da proibição.

Fonte: Ascom TRE-AL
Foto: Divulgação

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.