O governador de Alagoas Renan Filho (MDB) anunciou em seu perfil no Twitter, na quarta-feira (20), a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro de Jaraguá, parte baixa de Maceió. A ordem de serviço será assinada nesta quinta (21), com previsão de 120 dias para a conclusão da obra.
A nova unidade de saúde será construída ao da Superintendência da Polícia Federal de Alagoas e, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, vai atender os bairros Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Mangabeiras, Poço e Ponta da Terra, além do próprio Jaraguá, durante 24h.
A secretaria disse ainda que a UPA de Jaraguá foi orçada em R$ 6,2 milhões e vai ser construída com recursos próprios do estado.
“As duas UPAs construídas e mantidas em Maceió pelo Estado já são exemplos de eficiência, resolutividade e atendimento humanizado, inclusive no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Agora, com a UPA de Jaraguá, iremos ampliar um modelo que se consolidou e tornou-se referência em assistência médica de qualidade para a população da capital alagoana”, disse o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.
Na unidade, que terá capacidade para atender até 350 pacientes por dia, será possível realizar exames de tomografia computadorizada. Além disso, a UPA vai contar com um serviço de classificação de risco, sala de nebulização, consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de raios-X e eletrocardiograma.