DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
27 de julho de 2024
Search
Close this search box.

Registro de chaves digitais do Pix começa nesta segunda (5)

Compartilhe este artigo

Novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central será lançado 16 de novembro para toda a população. (Marcello Casal Jr./Agência Brasil).

O Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), está previsto para começar a funcionar em novembro e entrará oficialmente na fase testes nesta segunda-feira (5). Os clientes poderão registrar as chaves digitais de endereçamento para enviar ou receber recursos em 644 instituições financeiras a partir de hoje.

Para cadastrar uma chave, basta acessar o aplicativo da instituição financeira em que se tem conta e fazer o registro, vinculando uma conta específica a uma das três informações:

  • Número de telefone celular;
  • E-mail;
  • CPF/CNPJ.

As informações serão armazenadas em uma plataforma tecnológica desenvolvida e operada pelo BC, chamada Diretório Identificador de Contas Transacionais (DICT), um dos componentes do Pix.

De acordo com o BC, as chaves são um método fácil e ágil de identificação do recebedor. Desta forma, o pagador não precisará de dados como número da instituição, agência e conta para fazer uma transferência.

O registro das chaves digitais do Pix estava previsto para iniciar em 3 de novembro, mas foi antecipado para que os clientes e as instituições tenham mais tempo para se familiarizar com o novo sistema.

Estarão disponíveis antecipadamente todas as funcionalidades para a gestão das chaves, como registro, exclusão, alteração, reivindicação de posse e portabilidade.

Neste período antecipado, a participação das instituições financeiras e de pagamentos no registro das chaves ocorre de forma facultativa. O único pré-requisito exigido é a conclusão bem-sucedida da etapa de homologação.

Calendário

  • 5 de outubro: Início do processo de registro de chaves de endereçamento;
  • 3 de novembro: Início da operação restrita do Pix;
  • 16 de novembro: Lançamento do Pix para toda a população.

Funcionamento

O Pix funcionará 24 horas por dia e reduzirá para 10 segundos o tempo de liquidação de pagamentos entre estabelecimentos com conta em bancos e instituições diferentes. As transações poderão ser feitas por meio de QR Code (versão avançada do código de barras lida pela câmera do celular) ou com base na chave cadastrada.

A nova ferramenta trará agilidade em relação a sistemas atuais de pagamento, como a transferência eletrônica disponível (TED), que leva até duas horas para ser compensada, e o documento de ordem de crédito (DOC), liquidado apenas no dia útil seguinte.

No caso de empresas, a plataforma traz vantagens em relação ao pagamento por cartão de débito. Isso porque o consumidor pagante não precisará ter conta em banco, como ocorre com os cartões. Bastará abastecer a carteira digital do Pix para enviar e receber dinheiro.

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.