DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
24 de abril de 2024
Search
Close this search box.

Protocolo de imunização de Maceió é alterado após idosa não ter vacina da Covid-19 injetada 

Compartilhe este artigo

Mudança no protocolo de imunização foi divulgada pelo prefeito de Maceió, JHC (Foto: Reprodução/Twitter)

O protocolo de imunização foi alterado pelo prefeito de Maceió, JHC (PSB), após uma idosa não ter tido a vacina contra a Covid-19 injetada no braço em um dos pontos de vacinação da cidade. A informação foi divulgada por ele nas redes sociais.

Com a nova regra, o profissional de saúde deve mostrar a seringa antes e após o procedimento, dando a certeza de que a dose foi aplicada.

“A dona Lyzete foi vacinada de novo na hora pelos profissionais de saúde. O caso dela é isolado. Mas, por causa disso, ordenei a mudança no protocolo de vacinação de Maceió. A partir de agora, o profissional de saúde terá que mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento”, disse JHC em uma das suas publicações sobre o caso em seu perfil no Twitter.

O caso de dona Lyzete logo se espalhou após um vídeo ter sido gravado e divulgado na internet na última quinta-feira (28), data de início de imunização dos idosos a partir de 85 anos na capital. A medida de JHC foi divulgada no mesmo dia.

A gravação mostra que uma profissional da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) chegou a inserir a agulha no braço da idosa, mas depois tirou sem injetar a dose da vacina. Por meio de nota, a SMS informou que afastou a profissional envolvida, e que abriu um processo administrativo para investigação do caso. Além de acionar o Ministério Público (MP-AL) para uma apuração transparente do ocorrido (Leia a nota na íntegra ao final do texto).

O vídeo divulgado nas redes sociais acompanha um áudio de uma mulher que diz ser neta de dona Lyzete. Ela, que não teve o nome divulgado, relata que o caso aconteceu no ponto de vacinação que está instalado no estacionamento do Shopping Pátio Maceió, no bairro de Benedito Bentes.

“Eu acabei de conversar com a coordenadora Lane, lá do Pátio Shopping. Ela, realmente, constatou que ela [dona Lyzete] não recebeu a vacina. Pediu mil desculpas, disse que foi uma coisa totalmente isolada. Eu tentei mostrar a ela a gravidade da situação. Eu disse ‘erros acontecem, mas esse tipo de erro não pode acontecer. Vocês estão colocando em risco a vida dos mais idosos’”, diz um trecho do áudio.

No áudio de quase 50 segundos, a mulher diz ainda que a gravação do vídeo foi feita para “comemorar momento histórico”.

“Vovó vai fazer dez meses que não sai de casa em função disso e, por sorte, a gente filmou porque, senão, a gente ia ter certeza que ela estava imunizada. Ela [a coordenadora] disse que foi um erro isolado e que ela mesma ia aplicar a injeção [vacina] da vovó, que não se preocupasse e que ia tomar as medidas necessárias. É um absurdo”.

A vacinação destinada aos idosos ocorre em três pontos da cidade, sendo um no Estacionamento do bairro de Jaraguá, outro no Maceió Shopping e no estacionamento do Shopping Pátio Maceió.

NOTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A Prefeitura de Maceió tomou ciência com indignação sobre o caso da servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que, ao aplicar uma vacina em uma idosa, não injetou o imunizante. Trata-se de um caso isolado. Assim que foi notificado, uma equipe da saúde realizou imediatamente a vacina na idosa. Informamos ainda que foi determinado o afastamento da profissional envolvida, abertura de processo administrativo para investigação do caso e o acionamento do Ministério Público Estadual para uma apuração transparente do ocorrido. A prefeitura vai ampliar a fiscalização e vai mudar o protocolo de vacinação. O profissional de saúde terá que mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento. Juntos, vamos vencer a covid-19.    

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.