DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
20 de fevereiro de 2024

Profissionais de enfermagem protestam na Av. Fernandes Lima, em Maceió, contra aumento na jornada de trabalho

Compartilhe este artigo

Manifestantes ocuparam a Av. Fernandes Lima com faixas e cartazes. (Patrícia Machado/Sateal)

Enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem protestaram na manhã desta quarta-feira (7) na Praça Centenário, na Av. Fernandes Lima, em Maceió. Os profissionais são contrários a implantação da jornada 12x36h sem a folga semanal que, segundo eles, seria muito exaustivo.

Utilizando faixas e cartazes, os manifestantes bloquearam a avenida por volta das 7h. Com a chegada da polícia, foi negociada a liberação da faixa azul. As outras duas faixas da Fernandes Lima continuaram interditadas pelos profissionais até por volta das 11h.

Com a implantação da jornada 12x36h, auxiliares, técnicos e enfermeiros passariam a trabalhar 36 horas semanais, elevando a carga horária 144 para 180 horas mensais, sem direito a folgas semanais ou feriados.

Os profissionais de enfermagem alegam que são grandes vítimas da própria condição e atuam quase todo o tempo sobrecarregados com jornadas extenuantes, doentes pelo excesso de trabalho e deprimidos pelo tratamento dado pelos empregadores.

O Ministério Público do Trabalho tenta mediar um acordo entre os trabalhadores e as empresas. Segundo o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal), alguns hospitais tentaram coagir profissionais a assinar individualmente à adesão a jornada, prática considerada irregular pelas leis trabalhistas.

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.