Durante o mês de dezembro, o Procon Maceió realizou o acompanhamento dos preços de materiais escolares em seis estabelecimentos espalhados pela capital. Ao total, foram analisados 35 produtos baseados nos materiais permitidos. Entre os produtos mais procurados estão: caderno de desenho com 96 folhas; lápis de cor com 12 cores; hidrocor com 12 cores e caneta esferográfica (preta, azul ou vermelha). Veja aqui a pesquisa.
Estes itens sofreram aumento de até 15% em relação ao ano passado. Já em comparação aos preços, os cadernos de 12 matérias, por exemplo, têm custo de R$18,50 e podem chegar até R$ 50,90, com variação de mais de 95% de diferença a depender do produto.
Para quem deseja economizar e evitar gastos excessivos, o Procon orienta o reaproveitamento dos materiais do ano anterior, como explicou o diretor do Procon Maceió, Leandro Almeida.
“Para economizar ainda mais e evitar gastos excessivos que possam afetar sua renda mensal, indicamos também a compra com outros pais, em grupo, sempre pedindo desconto na loja escolhida. Além de que, o consumidor deve pesquisar o preço do produto antes de comprá-lo”, frisou.
Em caso de dúvidas em relação aos direitos, ou para realizar denúncia, os consumidores podem entrar em contato através do canais de atendimento através do ProconZap 98882-8326 ou 0800 082 4567.
Fonte: Secom Maceió
Foto: Procon Maceió