O objetivo da competição é celebrar e reconhecer o talento dos sommeliers de todo o País, destacando sua capacidade de promover a cultura do vinho. Além disso, a iniciativa visa valorizar os profissionais que atuam não apenas em Alagoas, mas em todo o território nacional.
A programação inclui atividades paralelas, como workshops, palestras e degustações guiadas por especialistas renomados, proporcionando ao consumidor alagoano a oportunidade de se aprofundar no fascinante universo dos vinhos.
“O concurso oferece uma oportunidade única para os maceioenses e visitantes explorarem a riqueza do mundo dos vinhos, estabelecendo novas conexões, movimentando a nossa economia, atraindo novos turistas que se identificam com esse segmento e colocando a cidade em destaque no cenário enogastronômico”, destacou o secretário de Turismo de Maceió, Eduardo Monteiro.
Para o presidente da ABS-AL, Patrick de Neufville, a final do concurso em Maceió é uma iniciativa importante para a capital. “Sediar este evento é uma oportunidade de mostrar nossa capacidade de promover a cultura do vinho e de valorizar os profissionais incríveis que atuam como sommeliers em todo o País”, pontuou.
Mercado em expansão
A indústria enogastronômica cresceu 20% no Brasil, de acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Diante deste cenário, a realização da competição desta magnitude significa movimentar a economia local, gerando visibilidade nacional e colocando Maceió como um dos destinos turísticos que valorizam a cultura do vinho.
Programação inclui atividades paralelas, como workshops, palestras e degustações guiadas por especialistas renomados, proporcionando ao consumidor alagoano a oportunidade de se aprofundar no fascinante universo dos vinhos.
Fonte: Redação IO
Ascom Semtur
Foto: Ascom ABS-AL