DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
21 de novembro de 2024
Search
Close this search box.

Prefeitura de Maceió abre inscrições para 2ª etapa da Oficina de Planejamento Participativo do Programa Orla

Compartilhe este artigo

                                                                                       Oficinas terão participação de diversos atores sociais.  
Estão abertas as inscrições, até o dia 16 de fevereiro, para a segunda etapa da Oficina de Planejamento Participativo para a elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI) da Orla Marítima (Programa Orla). O evento está marcado para acontecer entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, na Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA).

Essas oficinas fazem parte do calendário elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), e ocorrem com a participação e a integração de diversos atores sociais locais, incluindo gestores públicos, pesquisadores, moradores e empresários.

A primeira etapa aconteceu em novembro do ano passado e os participantes (entidades, autoridades, associações, ambulantes, barraqueiros e moradores, por exemplo) produziram o que está sendo chamado de diagnóstico participativo, com detalhes gerais e atuais da orla marítima. Agora, esses atores devem concentrar esforços no plano de ações para todo o trecho em estudo.

Para se inscrever, os interessados na discussão devem acessar o site programaorla.maceio.al.gov.br e preencher um formulário com dados pessoais. Lá, eles poderão indicar qual unidade de planejamento da orla tem preferência de atuar durante a oficina.

Pelo método, foram estabelecidas três unidades de planejamento distintas: UP 01 – do Pontal a Jaraguá; UP 02 – da Pajuçara até Jacarecica; e UP 03 – de Guaxuma à Ipioca. Para cada unidade desta, um plano será estabelecido para gestão do espaço.

Até que seja concluído o plano, outras atividades estão previstas, incluindo consultas públicas, audiência pública e reuniões complementares com gestores, pesquisadores, moradores e empresários locais.

O objetivo do Programa Orla de Maceió é implementar a gestão integrada da orla, promovendo o turismo responsável, desenvolvimento sustentável do município e criando espaços adequados para o bem-estar dos cidadãos.

O Projeto Orla é uma política de Estado com uma metodologia de planejamento integrado que visa à racionalização e à articulação das políticas públicas das três esferas de governo (federal, estadual e municipal) com o protagonismo dos municípios na elaboração do PGI.

Em 2017, Maceió aderiu ao Termo de Adesão a Gestão de Praias Marítimas Urbanas (TAGP) da União, com o objetivo de melhorar a gestão das praias urbanas, promovendo o uso racional, qualidade ambiental e urbanística. Com a adesão ao TAGP, o município se comprometeu com a elaboração do PGI para qualificar esse território e elaborou o plano de trabalho para produzi-lo.

Todo o processo de elaboração do PGI é coordenado pelo Iplan e contará também com a participação de técnicos e gestores da Superintendência do Patrimônio da União em Alagoas (SPU/AL), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH/AL) e da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR/AL), instituições que compõem a Coordenação Estadual do Projeto Orla (CEPO) em Alagoas.

A Coordenação Nacional (CNPO), composta pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e Ministério do Turismo, também acompanhará todo o processo de elaboração e implementação do PGI.

De acordo com o Iplan, o PGI será o novo instrumento de gestão da orla e deve ser elaborado de acordo com a metodologia do Projeto Orla, que abrange toda a extensão da orla marítima da capital, do Pontal da Barra até Ipioca.

Fonte: Secom Maceió
Thiago Gomes
Foto: Reprodução

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.