DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
22 de maio de 2024
Search
Close this search box.

Preços na indústria têm alta de 3,28%, a maior desde 2014

Compartilhe este artigo

Arroz impactou o resultado da indústria alimentar, diz pesquisa. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O levantamento que calcula a inflação de produtos na saída das fábricas brasileiras, o Índice de Preços ao Produtor (IPP), registrou um aumento de 3,28% em agosto deste ano. Essa foi a maior alta de preços em um mês desde o início do estudo, em janeiro de 2014. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em julho, o IPP teve uma inflação de 3,22%. Com o crescimento de agosto, o índice acumula taxas de inflação de 10,80% em 2020 e de 13,74% em 12 meses.

Alimentos

Dentre as 24 atividades industriais pesquisadas pelo IBGE, o setor de alimentos teve destaque com um acréscimo de 4,07%.

“Foram quatro produtos que mais impactaram o resultado da indústria alimentar: farelo de soja, óleo de soja, arroz descascado branqueado e leite esterilizado UHT longa vida”, disse o gerente do IPP, Manuel Campos Souza Neto.

Demais setores

Outras altas de preços importantes foram refino de petróleo e produtos de álcool (6,24%), indústrias extrativas (8,43%) e outros produtos químicos (4,13%).

Entre as quatro grandes categorias econômicas da indústria, o destaque ficou com os bens intermediários, isto é, os insumos industrializados usados no setor produtivo (4,03%).

As outras três categorias de produtos também tiveram alta de preços: bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usados no setor produtivo (1,62%), os bens de consumo semi e não duráveis (2,94%) e os bens de consumo duráveis (0,60%).

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.