O governo da Polônia anunciou, nesta terça-feira (8/3), que está pronto para transferir “imediatamente” todos os seus caças modelo Mikoyan-Gurevich MiG-29 (foto em destaque) para os Estados Unidos. O gesto ocorre em sinalização de apoio do país europeu à tentativa dos norte-americanos de reforçarem as forças militares ucranianas.
A aeronave em questão foi desenvolvida na década de 1970 e chegou a ser usada pelas forças militares da extinta União Soviética, em 1982. O veículo militar está operacional desde então, sendo usado também pela Força Aérea Russa e por outros países do Leste Europeu.
O objetivo é, segundo o anúncio feito, repelir a invasão da Rússia, iniciada em 24 de fevereiro. As aeronaves serão doadas aos EUA.
O governo polonês também solicitou aos Estados Unidos que forneçam aeronaves usadas com capacidades operacionais semelhantes aos caças que serão doados. A Polônia pede, inclusive, que países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) adotem postura semelhante.
A doação do aparato militar decorre de intensas negociações nos bastidores entre os representantes do Executivo polaco e o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johson.
Fonte: Metrópoles
Victor Fuzeira
Foto: Sygic Travel