DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
20 de fevereiro de 2026

Polícia Federal prende em flagrante falsa médica que atendia no PSF de Igreja Nova

Compartilhe este artigo

EBC

Após denúncia, agentes da Polícia Federal (PF) prenderam em flagrante nesta terça-feira, 30, no município de Igreja Nova, a 158 quilômetros de Maceió, uma mulher que se passava por médica e exercia a função usando um diploma falso.

De acordo com informações da PF, no momento em que foi abordada, a suspeita atendia pacientes do Programa de Saúde da Família (PSF). Ela foi detida e conduzida à Superintendência Regional da PF em Alagoas, no bairro Jaraguá, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por se tratar de crime de menor potencial ofensivo.

Os policiais apreenderam o carimbo usado por ela, além da relação de atendimentos feitos pela suspeita nesta terça-feira, o que vai ser usado para comprovar o exercício ilegal da profissão.

Ainda de acordo com a PF, a suspeita estudou medicina na Bolivia, mas não chegou a concluir o curso. A contratação dela no PSF teria sido feita por meio do Ministério da Saúde, em Brasília, pelo programa Mais Médicos.

Após se comprometer a comparecer em juízo quando for chamada, a suspeita foi liberada sem o pagamento de fiança. Ela responderá pelos crimes previstos nos artigos 282 (exercício ilegal da medicina),  297 (falsificação de documento público) e 304 (uso de documento falso), todos do Código Penal.

Por meio de nota, a Prefeitura de Igreja Nova informou que a procuradoria do município está averiguando a denúncia junto à Polícia Federal e que a falsa médica não possui vínculo com a administração municipal. Leia a nota:

A procuradoria do município de Igreja Nova está averiguando a denúncia junto à Polícia Federal. Mas esclarece que a médica em questão é do Programa Mais Médicos, foi encaminhada pelo Ministério da Saúde, não possuindo vínculo direto com a administração municipal. 

A Secretaria Municipal de Saúde entrou em contato com o Ministério da Saúde para informar o ocorrido e pedir esclarecimentos.

O município se posicionará sobre o ocorrido assim que obtiver mais informações.

Fonte: TNH1
Imagem: EBC

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.