Mais de 15 pacientes acompanhados pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) de Traipu receberam cadeira de rodas, cadeira de banho e almofada com células de ar nesta quarta-feira (10).
Foram entregues cerca de 33 equipamentos às pessoas com necessidades especiais e acamadas cadastradas pelo programa em uma cerimônia realizada na sede do núcleo no município. Além dos equipamentos, um kit com álcool 70%, sabonete líquido e máscara foram
Para evitar aglomerações no local, apenas alguns pacientes e familiares foram convidados para receber os equipamentos. O restante será entregue em domicílio, tanto na cidade quanto na zona rural.
Segundo a coordenadora de equipe do NASF, Tatiana Teixeira, esses equipamentos foram doados pela Associação Pestalozzi de Arapiraca através do projeto Encurtando Distância em uma parceria com a prefeitura de Traipu.
“Os equipamentos são importantes para esses tipos de pacientes porque contribuem para independência e autonomia deles, já que são pacientes que ficam restritos ao próprio leito ou a própria casa”, disse.
As cadeiras seguem a medição de cada paciente. A responsável por tirar as medidas dos usuários, a fisioterapeuta Nathalia Rodrigues explicou uns dos fatores observados no processo são as necessidades e o peso dos contemplados com os equipamentos.
“As cadeiras são exclusivas. Elas não têm padrão de tamanho. Isso melhora a locomoção e contribui para qualidade de vida”, falou a fisioterapeuta.
Uma das pessoas beneficiadas foi a sogra da professora Claudete Senna. Ela tem 92 anos e tem dificuldades para se locomover.
“Vai ser muito importante porque ela não tem mais a capacidade de se locomover sozinha. Para nós, é muito gratificante”, contou a professora.
Outra paciente contemplada foi a mãe de Marili Ferreira. A dona Maria José sofreu um Acidente Vacular Cerebral (AVC) e também tem dificuldades de locomoção.
“Ela também tem Alzheimer e só anda com o nosso apoio. Essa cadeira vai ajudar muito, tanto para minha mãe quanto para mim, já que a cadeira antiga dela não funcionava mais”, disse Marili.
A cerimônia de entrega contou também com a presença da vice-prefeita, Marcela Santos, do secretário municipal de Saúde, Dr. Humberto Palmeira, e profissionais do Nasf e da Secretaria de Saúde de Traipu.