DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
30 de julho de 2025

Pela 1ª vez, cientistas conseguem restaurar função das células do rim

Compartilhe este artigo

Pela primeira vez na história, cientistas da Duke-NUS Medical School e do National Heart Center Singapore, ambos em Singapura, conseguiram restaurar a função dos rins com a ajuda de uma terapia regenerativa.

A pesquisa, publicada na revista Nature Communications no dia 5 de dezembro de 2022, mostrou que bloquear uma proteína prejudicial e reguladora de cicatrizes, a interleucina-11 (IL-11), permite que as células danificadas dos rins se regenerem e restaurem a função renal.

Por meio de experimentos realizados em ratos, os cientistas descobriram que a IL-11 está associada a uma série de processos moleculares em resposta à lesão renal que gera a inflamação, fibrose e perda de função das células. No entanto, inibindo essa proteína com um anticorpo neutralizante, é possível evitar e até mesmo reverter o dano renal.

De acordo com os cientistas, a descoberta pode ser uma verdadeira revolução no tratamento da doença renal crônica no mundo, utilizando os benefícios da medicina regenerativa para restaurar a função do rim.

Foto: Pixabay

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.