DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
12 de abril de 2024
Search
Close this search box.

Paulo Guedes afirma que acordos políticos dificultam privatizações de estatais

Compartilhe este artigo

O ministro da economia, Paulo Guedes, falou sobre a situação econômica do país em evento na segunda-feira (26). (Foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil).

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que os acordos políticos dificultam o avanço da agenda de privatizações da pasta. A afirmação foi feita na segunda-feira (26) durante um evento promovido pela Academia Brasileira de Direito Constitucional.

Guedes disse que o presidente Jair Bolsonaro tem cobrado privatizações de algumas empresas estatais, mas que a “engrenagem” dificulta os avanços das pautas.

“Não conseguimos até agora privatizar empresas. Há acordos políticos que dificultam, há uma mentalidade cultural equivocada. O presidente tem cobrado [privatizações]. Por alguma razão, a engrenagem política não tem permitido que essas privatizações aconteçam”, afirmou o ministro.

De acordo com Guedes, as privatizações não foram prioridade no início do mandato porque o governo concentrou esforços na aprovação da reforma da Previdência e mantinha o foco na reforma do pacto federativo. Com a pandemia de Covid-19, os esforços se voltaram para o enfrentamento da crise causada pelo novo coronavírus.

Mesmo dos atrasos provocados pela pandemia, Guedes disse que o governo conseguiu aprovar projetos que pretendem destravar o investimento, como o novo marco regulatório do saneamento.

O ministro destacou ainda iniciativas em tramitação no Congresso, como a liberalização dos mercados de gás natural, petróleo, cabotagem, setor elétrico e ferrovias.

Para o Guedes, a recuperação do consumo, em boa parte propiciada pelo auxílio emergencial, conseguiu segurar a economia, mas o Brasil só voltará a crescer com uma onda de investimentos.

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.