Grupo praticava crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro; ao todo, 400 homens de 16 Estados participam da ação
Operação cumpre em AL mandados contra organização criminosa com atuação em todo o país
A Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) participa, desde o início da manhã desta quinta-feira (17), da Operação Smurfing, que visa identificar e desarticular uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com atuação em todo o Brasil.
Em Alagoas, a operação é coordenada pelo gerente da Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC), delegado Gustavo Xavier, e a execução é feita pelos agentes do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (TIGRE), que cumpriram um mandado de prisão em desfavor de um homem que emprestava a conta para um cunhado que está preso e é acusado de lavagem de dinheiro.
A ação é coordenada pela Polícia Civil de Pernambuco, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ao todo, 400 homens, dentre delegados, agentes e escrivães de 16 Estados do País, participam da ação.
São cumpridos 75 mandados de prisão, 45 de busca e apreensão domiciliar, sequestro de bens e bloqueio de ativos financeiros, todos expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Ipojuca.
O nome da operação remete à tipificação da lavagem de dinheiro, que consiste em dissimular ou esconder a origem ilícita de ativos financeiros e bens patrimoniais, de modo que pareçam lícitos.
*Com assessoria
Fonte: Gazeta Web
Jobison Barros*
Foto: Assessoria