Os novos lotes de vacinas contra a Covid-19 começaram a ser distribuídos nesta sexta-feira (26) aos municípios de Alagoas. O estado recebeu cerca de 37,4 mil doses das vacinas Coronavac e AstraZenica/Oxford.
Segundo o governador Renan Filho (MDB), essas doses serão utilizadas para imunizar os idosos a partir dos 79 anos. Também vão ser usadas para continuar vacinação dos profissionais de saúde.
A distribuição dessas vacinas aos municípios alagoanos ocorre através da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau).
Segundo a Sesau, as Secretarias Municipais de Saúde devem entrar em contato com o Programa Nacional de Imunização (PNI-AL) para agendar a retirada das vacinas e dos insumos.
“Todos os esforços que estão sendo feitos são para trazer maior proteção para o povo alagoano, priorizando agora os nossos idosos e também aqueles profissionais que cuidam dos outros, que são os trabalhadores da saúde. A vacinação é de responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde e, por isso, cada município deverá seguir o calendário e o cronograma elaborado pela Sesau junto ao PNI/AL, respeitando essa nova faixa etária para os idosos, e dando continuidade a imunização dos profissionais de saúde”, disse o secretário da Saúde, Alexandre Ayres.
Das 37, 4 mil doses de vacinas, 24 mil doses são da AstraZeneca, feita em parceria com a Fiocruz, e 13,4 mil da CoronaVac, produzida em parecia entre a Sinovac e Butantan.
Ainda de acordo com a Sesau, a quantidade de imunizantes da AstraZeneca/Fiocruz é destinada para a primeira dose. As vacinas da CoronaVac são para aplicação das duas doses.
Por conta disso, conforme a Sesau, o PNI fará o envio da quantidade de vacinas para a aplicação da primeira dose. Após isso, as imunizantes destinados para a segunda dose será disponibilizada aos municípios.