DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
28 de fevereiro de 2024

Novas vacinas contra a Covid-19 começam a ser distribuídas aos municípios de AL

Compartilhe este artigo

Segundo a Sesau, as Secretarias Municipais de Saúde devem entrar em contato com o Programa Nacional de Imunização para agendar a retirada das vacinas e dos insumos (Foto: Divulgação/SSP-AL)

Os novos lotes de vacinas contra a Covid-19 começaram a ser distribuídos nesta sexta-feira (26) aos municípios de Alagoas. O estado recebeu cerca de 37,4 mil doses das vacinas Coronavac e AstraZenica/Oxford.

Segundo o governador Renan Filho (MDB), essas doses serão utilizadas para imunizar os idosos a partir dos 79 anos. Também vão ser usadas para continuar vacinação dos profissionais de saúde.

A distribuição dessas vacinas aos municípios alagoanos ocorre através da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau).

Segundo a Sesau, as Secretarias Municipais de Saúde devem entrar em contato com o Programa Nacional de Imunização (PNI-AL) para agendar a retirada das vacinas e dos insumos.

“Todos os esforços que estão sendo feitos são para trazer maior proteção para o povo alagoano, priorizando agora os nossos idosos e também aqueles profissionais que cuidam dos outros, que são os trabalhadores da saúde. A vacinação é de responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde e, por isso, cada município deverá seguir o calendário e o cronograma elaborado pela Sesau junto ao PNI/AL, respeitando essa nova faixa etária para os idosos, e dando continuidade a imunização dos profissionais de saúde”, disse o secretário da Saúde, Alexandre Ayres.

Das 37, 4 mil doses de vacinas, 24 mil doses são da AstraZeneca, feita em parceria com a Fiocruz, e 13,4 mil da CoronaVac, produzida em parecia entre a Sinovac e Butantan.

Ainda de acordo com a Sesau, a quantidade de imunizantes da AstraZeneca/Fiocruz é destinada para a primeira dose. As vacinas da CoronaVac são para aplicação das duas doses.

Por conta disso, conforme a Sesau, o PNI fará o envio da quantidade de vacinas para a aplicação da primeira dose. Após isso, as imunizantes destinados para a segunda dose será disponibilizada aos municípios.

 

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.