A campanha Nordeste Arretado – que apresenta uma nova forma de explorar os destinos turísticos de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte – segue circulando pelo país para divulgar os atrativos e diferenciais da região, fomentando os estados que estão ligados por apenas 500 quilômetros, e impulsionando o turismo, a diversidade, a cultura e a arte da região.
Após o lançamento oficial da Campanha, que aconteceu no último mês de dezembro em São Paulo e nos quatro destinos ao longo do mês de janeiro, a promoção segue em circulação pelo país até o dia 15 de fevereiro, com a realização de Roadshows que reúnem operadoras, gestores e profissionais do turismo, expondo como turistas podem desfrutar de forma integrada os quatro destinos do Nordeste.
Até o momento, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro já receberam o Roadshow Nordeste Arretado. Serão realizadas ainda etapas em Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Ribeirão Preto, Cuiabá e Campo Grande. As cidades foram selecionadas de acordo com o potencial emissivo para os destinos do projeto e acessibilidade aérea, e a estimativa da organização é impactar diretamente mais de 5 mil profissionais de turismo, sendo 2 mil presencialmente.
“A Sedetur/AL trabalha incansavelmente, em parceria com o trade e os municípios turísticos de Alagoas, para seguir mostrando o que o nosso Estado tem de melhor. Com esse projeto do Nordeste Arretado, seguimos além das fronteiras, enaltecendo as experiências de cada destino com tudo que a região tem de mais valioso, trazendo ainda mais turistas para um litoral de quase 600km de praias paradisíacas, roteiros de passeios fantásticos, turismo de aventura e tantos outros produtos”, afirma o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão.
No site do Nordeste Arretado (www.nordestearretado.com.br) já estão disponíveis as rotas que podem ser exploradas entre os quatro estados, nos segmentos do turismo de experiência, ecológico, romântico, gastronômico e histórico.
Quem navegar pelo portal, encontrará ainda informações sobre cada destino, dicas para os viajantes, imagens e dicionários de gírias. O Nordeste Arretado conta com a iniciativa das secretarias de turismo dos quatro estados, que se mobilizam para a campanha, com o apoio do Ministério do Turismo.
Retomada Segura
A retomada segura e gradual do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.
No total, onze municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional – Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Roteiro, Passo de Camaragibe e Maceió.
O estado também registra cerca de 1.975 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.
Texto de Cecília Tavares
Fotos Divulgação