DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
18 de agosto de 2022

Navio MSC Preziosa com 3 mil passageiros atraca no porto de Maceió

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

cruzeiro 6.jpeg

O navio MSC Preziosa atracou no Porto de Maceió na manhã desta quinta-feira (23). A embarcação, que veio até Alagoas com 3 mil passageiros a bordo, passa pela capital com destino a Salvador.

No total, 23 navios estão confirmados para fazer escala no Porto de Maceió, um número 155,5% maior do que o da última temporada, quando nove navios atracaram no estado. A expectativa é da passagem de cerca de 120 mil cruzeiristas pela capital alagoana até o final da temporada de navios, em abril de 2022.

“É mais um navio chegando nessa temporada tão movimentada, e nós, do Governo do Estado, ficamos muito orgulhosos ao ver todo o trabalho que foi feito para chegar até aqui.

O Nordeste hoje é o principal destino doméstico dos cruzeiros no Brasil, e Alagoas está, de uma vez por todas, inserida neste cenário, trazendo visitantes e gerando receita, fortalecendo o segmento do turismo e, consequentemente, a economia de Alagoas”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão.

Recepção – Os turistas dos navios cruzeiros que desembarcam em Maceió estão sendo recepcionados no terminal portuário com apresentações culturais e com uma feirinha onde estão sendo comercializados diversos artigos do artesanato alagoano; peças e adereços de artesão vinculados ao programa Alagoas Feita À Mão.

Em uma ação desenvolvida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), os cruzeiristas estão sendo recebidos com informações sobre o novo site alagoastefazfeliz.com.br.

A nova plataforma carrega consigo um pedaço das sete regiões turísticas de Alagoas – Agreste, Caatinga, Cânions do São Francisco, Costa do Corais, Maceió, Lagoas, Rios e Mares do Sul e Região dos Quilombos – que estão listadas com informações, dicas do que fazer e curiosidades sobre cada uma delas.
WhatsApp Image 2021-12-23 at 08.30.25.jpeg
O setor – De acordo com estudo da Cruise Lines International (CLIA), o setor de cruzeiros marítimos gerou cerca de US$154,5 bilhões de dólares de receita em 2019, empregando 1,17 milhão de pessoas no mundo.

No Brasil, na temporada 2019/2020, 470 mil cruzeiristas foram embarcados, gerando um impacto econômico médio por cruzeirista nas cidades-escala de R$ 557,32.

Retomada Segura – Com o avanço da vacinação do Brasil, a retomada segura e gradual do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.

No total, onze municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional – Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Roteiro, Passo de Camaragibe e Maceió.

O estado também registra cerca de 1.916 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.

Quanto à temporada de cruzeiros, Alagoas está recebendo apenas navios que fazem rotas nacionais. Além disso, tanto os turistas quanto os tripulantes e profissionais que atuam no terminal portuário tiveram que apresentar teste PCR negativo ou carteira de vacinação com as duas doses da vacina contra a Covid-19.

Texto de Isabella Padilha e Cecília Tavares
Fotos Ascom/Sedetur


Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

© 2020-2021 Imprensa Online – Todos os direitos reservados

Desenvolvido Por