DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
13 de julho de 2024
Search
Close this search box.

Mussum e outras personalidades negras são homenageadas pela Fundação Palmares

Compartilhe este artigo

Lista de personalidades negras da Fundação Cultural Palmares (FCP) vai passar por mudanças nos critérios de seleção.

O humorista Antônio Carlos Bernardes Gomes, popularmente conhecido como Mussum após dar vida ao personagem em Os Trapalhões. vai estar na lista de personalidades negras da Fundação Cultural Palmares (FCP). Além do comediante, a portaria que entra em vigor no próximo dia 1º de Dezembro inclui outros nomes que devem ser homenageados.

De acordo com o comunicado da FCP, as diretrizes para a inclusão e permanência de nomes na lista de personalidades negras vai buscar homenagear nomes que foram esquecidos e negligenciados durante a história, mas que agora, serão devidamente homenageados e o ocuparão lugar de destaque.

Na portaria Nº 189, de 10 de novembro de 2020, publicada pelo presidente da Fundação, Sérgio Camargo, diz que o critério de seleção para a lista de personalidades negras da fundação será a “relevante contribuição histórica”, com o objetivo de “moralizá-la”. Com isso, alguns nomes vão ser excluídos e outros acrescentados, como é o caso do humorista Mussum.

Mussum faleceu em 29 de julho de 1994. Ao lado de Renato Aragão (o Didi), Dedé Santana e Zacarias, Mussum levou alegria para as telas de todo o país. O personagem ficou famoso por seus bordões e linguajar próprio, como: “cacildis, forévis, mé”, que se popularizaram rapidamente.

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.