DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
18 de outubro de 2024
Search
Close this search box.

MPE convoca audiência para discutir reforma de igreja histórica em São Miguel dos Milagres

Compartilhe este artigo

O promotor da Comarca de Passo de Camaragibe, na Região Norte, Ary Lages Filho, convocou uma audiência de conciliação, na próxima quarta-feira, 30, às 13h, no Fórum da cidade, para discutir uma solução para a reforma da igreja de Nossa Senhora Mãe do Povo, em São Miguel dos Milagres, cuja obra foi suspensa após denúncias de destruição e descaracterização da igreja histórica, erguida entre os séculos XVII e XVIII e considerada a terceira igreja mais antiga de Alagoas. Foram convocados representantes da Prefeitura de São Miguel dos Milagres, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional (Iphan), além do pároco da igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, padre Josemildo Ferro.

“Vamos discutir o que faremos daqui para frente. Eu não tenho dúvida de que a reforma na igreja era necessária, estava em péssimas condições e poderia colocar em risco os fiéis, mas não poderia ser feita de qualquer maneira. O padre não tem conhecimento para fazer. É necessário que haja um acompanhamento especializado que leve em consideração a importância histórica da igreja”, disse o promotor Ary Lages, em entrevista por telefone ao TNH1.

A polêmica sobre a reforma da igreja surgiu após um vídeo gravado pela arquiteta Caroline Couto denunciando o prejuízo ao patrimônio histórico. As imagens mostram que os trabalhos estavam sendo feitos sem acomopanhamento técnico e estavam descaracterizando o bem histórico.

A Prefeitura de São Miguel dos Milagres, por meio da Secretaria de Infraestrutura, decidiu paralisar a obra. Mas a paralisação não tem relação com a descaracterização da igraja, mas pela ausência de um alvará para a obra de reforma.

Já o padre Josemildo Ferro garante que a obra estava sendo feita com acompanhamento de um engenheiro e que a igreja necessitava de uma reforma. Segundo ele, a obra é custeada com verbas de doação de fiéis.

Embora a igreja não seja tombada, o Iphan realizou fiscalização na manhã desta terça-feira, 22, no local e fez recomendações aos técnicos da Prefeitura de São Miguel dos Milagres alertando que as intervenções no piso da igreja só poderiam ser feitas com o acompanhamento especializado.Por meio de nota, o Iphan também alertou que caso a recomendação não fosse cumprida, a obra seria embargada. Ainda no comunicado a Autarquia federal informou que havia o interesse no tombamento da igreja de Nossa Senhora Mãe do Povo e que foi surpreendida com as obras de reformas no bem histórico e cultural.

Fonte: Lelo Macena
Foto: Reprodução

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.