DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
28 de março de 2024

MP/AL vai instaurar inquérito civil para apurar responsabilidades de parentes de idosa que faleceu no HGE

Compartilhe este artigo

Após a morte da idosa Maria Izabel de Jesus dos Santos, de 101 anos, na manhã desta quinta-feira (19), no Hospital Geral do Estado (HGE) onde estava internada, após ser resgatada de sua residência, onde vivia em condições precárias e de abandono, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), anunciou que vai instaurar inquérito civil para apurar a responsabilidade dos familiares da idosa.

A senhora Maria Izabel morreu em decorrência de um quadro de derrame pleural. Ela foi resgatada de sua residência no último dia 11, após mobilização do Núcleo de Defesa do Idoso do MP/AL e da rede de proteção à pessoa idosa, no bairro da Jatiúca, em Maceió. A idosa estava em estado de abandono e já apresentava um delicado quadro de saúde.

De acordo com a MP/AL, o inquérito civil irá apurar o porquê daquela senhora estar vivendo sozinha, sem qualquer assistência familiar e será conduzido pela promotora de Justiça Dalva Tenório, titular da 59ª Promotoria de Justiça da capital, que tem atribuição para atuar na área de crimes contra idosos.

“Vamos requisitar informações ao HGE sobre o tratamento que ela recebeu no hospital e ouviremos, claro, os vizinhos. Em constatando que houve desídia ou abandono por parte dos familiares, eles serão devidamente responsabilizados”, informou a promotora.

Inicialmente, para a apuração será realizada uma oitiva dos vizinhos, que durante algum tempo estavam fazendo o papel dos parentes, cuidando da idosa.

O resgate

No último dia 11, após ser acionada, a promotora de Justiça Marluce Falcão mobilizou a rede de saúde e de proteção à pessoa idosa para fazer o resgate da Izabel. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para levar a senhora para o HGE que, tão logo recebeu a paciente, já adotou todos os cuidados necessários.

Inclusive, o Ministério Público já havia viabilizado uma vaga na Casa de Ranquines, entidade sem fins lucrativos, para que a idosa ficasse abrigada na instituição, de modo que pudesse receber a assistência devida.

Fonte: Cada Minuto / MPE – AL

Foto: Divulgação / SSP-AL

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.