O encontro de alinhamento foi realizado na quarta-feira (27), entre os titulares das pastas Maurício Filho e João Hugo Lyra, além da secretária adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues, e o diretor de Abastecimento Aldo Avelino.
Titular da Semtabes, Maurício Filho, explica que a integração entre as secretarias e órgãos da Prefeitura de Maceió é importante para unir forças e executar ações que atendam os pleitos dos permissionários. “As demandas convergem de várias formas e esse é um desses casos.
Queremos mostrar que dentro dos mercados é um espaço onde as pessoas possam se sentir bem e trazer movimento para esses locais. Esse é um dos pedidos dos comerciantes”, afirma.
O projeto será implantado, de forma inicial, no Mercado do Artesanato, no bairro da Levada, utilizando o espaço do pátio do 2º piso do equipamento público. “A FMAC vai estar junto da Semtabes nessa parceria de levar cultura onde já existe a cultura.
Vai ser uma amplificação da cultura nos espaços que a gente tem nos mercados. A gente sabe que os artistas, os músicos conseguem agregar mais pessoas e o mercado está necessitando dessa amplificação. Iremos mostrar que os mercados têm segurança, têm arte e têm cultura”, acredita João Hugo Lyra.
A iniciativa prevê a instalação de um laboratório cultural para apresentações de artistas em palco aberto no Mercado do Artesanato, a exemplo de músicos iniciantes, saraus literários, happy hour, entre outros. “Essa é uma forma de valorizar os artistas do mercado, resgatar a nossa cultura dentro desses espaços, mostrar a arte deles.
Isso é importante porque, além de valorizar, também consegue atrair o público para dentro do mercado”, ressalta a secretária adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues.
Também participaram da reunião a comissão de permissionários do Mercado do Artesanato, formada pelos artesãos Hermany (Mano) Oliveira, Alex Lima, Anthonny Costa e Manu Costa.
Fonte: Ascom Semtabes
Tatiane Gomes
Foto: João Ferro