DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
28 de fevereiro de 2024

MEC determina retorno das aulas presenciais e Ufal se diz surpresa com a decisão

Compartilhe este artigo

Universidade Federal de Alagoas se disse surpresa com a portaria do MEC. (Foto: Ascom Ufal)

O Ministério da Educação (MEC) publicou uma portaria na edição desta quarta-feira (2) do Diário Oficial da União (DOU) que determina que instituições federais de ensino superior voltem às aulas presenciais no dia 4 de janeiro de 2021.

O documento salienta que as instituições devem adotar um “protocolo de biossegurança”, definido na portaria do MEC nº 572, de 1º de julho de 2020, contra a propagação do novo coronavírus (covid-19).

A portaria estabelece ainda a adoção de recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais, que deverão ser “utilizados de forma complementar, em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas”.

O texto da portaria diz, também, que as “práticas profissionais de estágios ou as que exijam laboratórios especializados, a aplicação da excepcionalidade”, devem obedecer as Diretrizes Nacionais Curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ufal

Em nota, a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) informou que recebeu com surpresa a portaria do MEC e disse que o tema será “objeto de discussão nas instâncias acadêmicas e na gestão”, assim como será encaminhado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) divulgou uma nota de repúdio e afirmou que a decisão “é inadmissível que no momento atual, onde os casos notificados e de mortes por Covid-19 continuam a crescer desenfreadamente no país”.

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.