Maragogi, em Alagoas
O prefeito Sergio Lira (PP), da paradisíaca Maragogi, localizada no Litoral Norte de Alagoas, decidiu cancelar os shows públicos de réveillon. De acordo com o prefeito, apesar do cancelamento das festividades, ainda terá queima de fogos na orla da cidade.
Ainda nesta quarta-feira (08), acontece uma reunião do Gabinete de Crise da cidade para combater a Covid-19, a fim de decidir sobre a suspensão ou não das festividades do carnaval.
Lira disse que comunicou ao Ministério Público Estadual (MPE) que, no réveillon, haverá apenas queima de fogos. Com relação às festas particulares, o gestor informou que será obrigatório o passaporte de vacina.
“Vamos fazer queima de fogos, porque não faz sentido uma cidade de praia, turística, não ter esse momento. É ao ar livre, por um período muito curto, mas sem festa. Não vai acontecer aglomeração”, disse o prefeito Sergio.
O gestor municipal informou, ainda, que, nesta quarta-feira, o Gabinete de Crise da cidade para combate à Covid-19 vai decidir sobre o cancelamento do carnaval.
“Existe uma forte tendência ao cancelamento, mas só vamos divulgar após a reunião. Alagoas não registrou nenhum óbito, apesar do número de casos estar aumentando. Vamos continuar analisando a sazonalidade dos casos. Em março, nós iremos averiguar tudo para decidir sobre as demais festas”.
O Ministério Público deu um prazo, no dia 1º de dezembro, para que a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) comunique aos prefeitos sobre a recomendação. Em seguida, o órgão ministerial deu prazo de mais cinco dias para que os prefeitos se manifestem sobre se irão acatar ou não a recomendação.
“Logo após a recomendação do Ministério Público, cada prefeito precisa responder a decisão direto com a comarca local”, afirma a AMA, explicando que tem realizado o levantamento diretamente com cada prefeitura, mas que, até o momento, ele é parcial.
Cidades que cancelaram os shows:
1- Maceió
2- Matriz de Camaragibe
3 – Porto Calvo
4 – Maragogi
5 – Canapi
6 – São Luís do Quitunde
7 – Campo Alegre
8- Anadia
9- Piaçabuçu – cancelou as festividades, mas confirmou a queima de fogos)
10 – Olho d’Água das Flores
11 – Pilar
12 – Atalaia
13 – Boca da Mata
14- Paripueira – Foi cancelado tanto o Réveillon como os shows da Festa de Santo Amaro)
15- Murici
16- Porto de Pedras – Cancelou os shows da virada do ano, mas confirmou a queima de fogos)
17 – São Miguel dos Milagres
18- Feliz Deserto
20 – Olho d’Água do Casado – Réveillon Cancelado, mas queima de fogos confirmada
21- Traipu + Verão – cancelado.
Fonte: Gazeta Web
Clariza Santos
Imagem:Pedro Azevedo/Folhapress