O segundo turno das eleições municipais de 2020 em Maceió vai contar com o reforço de 1.065 integrantes das forças policiais. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) na manha desta quinta-feira (26).
A operação integrada vai ter início no próximo sábado (28), com o serviço de guarda de urnas a partir das 7h, se estendendo até às 7h do domingo (29).
No dia da votação, a tropa destinada a reforçar o policiamento será distribuída por todas as áreas da cidade, com o objetivo de garantir segurança em todos os locais de votação de todos os bairros da capital. Ao todo, serão 902 PMs empregados nas ações.
Assim como no primeiro turno, as forças de segurança estarão empenhadas em realizar a guarda de urnas, garantir policiamento no entorno dos locais de votação e também coibir a prática de crimes eleitorais que eventualmente possam ocorrer.
Demais corporações
O Corpo de Bombeiros Militar vai empregar 100 militares que, além de guardar urnas, também atuarão em fiscalizações. A Perícia Oficial também terá o seu plantão ordinário com três equipes de crimes contra a pessoa, uma de crimes de trânsito e uma de crimes contra o patrimônio, além dos plantões ordinários nos Institutos Médicos Legais.
Já a Polícia Civil atuará em conjunto com a Polícia Federal para coibir crimes eleitorais e outras infrações no âmbito da Polícia Judiciária. Ao todo, 63 delegados, agentes e escrivães foram escalados para o sábado e o domingo.
A Central de Flagrantes I, no bairro do Pinheiro, funcionará em regime de plantão 24 horas e registrará todas as ocorrências do período eleitoral ocorridas em Maceió. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) permanece com escala de plantão de 24 horas.
As unidades especializadas da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) atuarão na Orla de Maceió e a Asfixia e o Tigre farão reforço policial. O Grupamento Aéreo da SSP estará à disposição de todas as forças policiais durante a execução da Operação Eleições.