Consultor conduziu uma análise minuciosa de todas as etapas do processo de tratamento de água.
O Governo Estado, através da Casal, e a concessionária Águas do Sertão, receberam, nos dias 31 de julho e 1º deste mês, o renomado especialista em saneamento, professor Sidney Seckler Ferreira Filho, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, para uma visita técnica à principal Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sertão alagoano, localizada na cidade de Pariconha.
A contratação da consultoria técnica liderada pelo professor Sidney Seckler faz parte das ações previstas no aditivo assinado em fevereiro deste ano, entre a concessionária e o Governo do Estado, e integra o programa Mais Água Alagoas. O objetivo é realizar estudos detalhados sobre a ETA Alto Sertão visando a melhoria do tratamento de água e a capacidade produtiva, garantindo, assim, uma distribuição mais eficaz à população.
“A presença do professor Seckler é importantíssima para que a gente melhore cada vez mais o fornecimento de água no Sertão alagoano. A região vivia um problema histórico de abastecimento, que começa a ser resolvido agora, graças à ação do Governo Paulo Dantas e das concessionárias”, afirma o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, que coordena o Mais Água Alagoas.
Durante a visita, que contou com a participação de membros da Águas do Sertão e Casal, o consultor conduziu uma análise minuciosa de todas as etapas do processo de tratamento de água. “A ETA Alto Sertão é crucial para o abastecimento de toda a região”, diz Heron Lima, gerente de eficiência operacional da Águas do Sertão. “Com a consultoria técnica do professor Sidney, uma referência nacional em tratamento de água, estamos dando um passo importante para encontrar soluções para aumentar a eficiência do sistema produtor”, completa.
Judiron Pena, superintendente de negócios do interior da Casal, enfatizou a importância da cooperação. “Em parceria com o Governo do Estado e a Águas do Sertão por meio do programa Mais Água, estamos continuamente buscando melhorias para a qualidade de vida da população alagoana”, afirmou.
O professor Sidney Seckler destacou a robustez da estação e a possibilidade de ampliação. “Não há nada mais gratificante para um profissional de saneamento do que garantir qualidade de vida ao fornecer água tratada.
A ETA Alto Sertão é uma infraestrutura de saneamento bastante robusta, com uma capacidade nominal atual de 400 litros por segundo, possui um potencial significativo para expansão, assegurando abastecimento seguro e confiável para a população”, disse.
O programa Mais Água Alagoas foi lançado em agosto de 2023, e em janeiro deste ano o contrato com a Águas do Sertão recebeu um aditivo que contempla investimentos de R$ 71 milhões — dos quais, R$ 15 milhões especialmente para melhorias na Bacia Leiteira — para modernizar a infraestrutura hídrica e combater desperdícios em toda a região atendida pela Águas do Sertão.
Redação IO
Agência Alagoas
Ascom Águas do Sertão
Marcus Toledo
Fotos: Reprodução