DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
6 de dezembro de 2024
Search
Close this search box.

Maceioenses e visitantes contam com nova tecnologia para descarte de lixo na capital

Compartilhe este artigo

                                                                                   Prefeitura inicia funcionamento de lixeiras subterrâneas.
Maceió agora conta com uma novidade na limpeza urbana. A cidade tem nove contentores subterrâneos de lixo orgânico, reciclável e rejeitos. O funcionamento dos equipamentos começou nesta quarta-feira (7), no calçadão da orla lagunar, na Avenida Senador Rui Palmeira, no Vergel do Lago, no calçadão da Avenida Dr. Antônio Gouveia, na Pajuçara e na Avenida Silvio Viana, na Ponta Verde.

A coleta mecanizada de resíduos sólidos comuns utiliza o Sistema de Contentores Subterrâneos (SCS), sendo uma tecnologia amplamente utilizada na Europa e ainda pouco implementada no Brasil. Consiste no armazenamento de resíduos abaixo do nível do solo, tornando a cidade esteticamente mais bonita, sem lixeiras cheias, transbordando de lixos.

Equipamento é utilizado em locais com grande fluxo de pessoas. 

“As lixeiras subterrâneas são a forma mais responsável de armazenar lixo, antes da coleta, em locais com grande fluxo de pessoas. Então, buscamos essa alternativa para trazer benefícios para a população, melhorando a vista cênica destes locais, facilitando o trabalho dos nossos profissionais na coleta e o trânsito de pedestres”, comentou o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo.

A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), responsável pela obra e manutenção do funcionamento das lixeiras, ainda pretende instalar mais seis equipamentos no canteiro principal do Benedito Bentes.

                                                                                                   Lixeiras subterrâneas fazem parte de sistema formado por quatro módulos.

“Tudo que vier para aperfeiçoar a limpeza urbana da capital será observado e ampliado por nós. A busca pelo trabalho excelente faz parte da gestão do Prefeito JHC e é isso que estamos fazendo, trazendo novas tecnologias que melhoram o dia a dia das pessoas e as traz para o lado da Prefeitura de Maceió na manutenção da limpeza da cidade”, completou Teófilo.

Conheça o funcionamento das lixeiras

O sistema é composto por quatro módulos:

– Caixa de concreto: é a base para instalação dos demais equipamentos e garante a fixação entre o solo e os equipamentos que ficarão subterrâneos;

– Plataforma com elevação hidráulica: conjunto hidráulico que eleva os contentores subterrâneos até o nível do solo, para sua remoção;

– Contentores de 1.000 litros: armazena os resíduos até que eles sejam coletados;

– Bocas coletoras: fazem a interface entre o sistema de contentores subterrâneos e o usuário.

Veja onde as lixeiras foram instaladas:

Calçadão da orla lagunar – Avenida Senador Rui Palmeira – Vergel do Lago;

Calçadão da orla de Pajuçara – Avenida Dr. Antônio Gouveia (próximo à feirinha de artesanato) – Pajuçara;

Calçadão da orla de Ponta Verde – Avenida Sílvio Viana (próximo a banca de revista) – Ponta Verde.

Fonte: Secom Maceió
Ascom ALURB
Foto: Itawi Albuquerque

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.