DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
27 de julho de 2024
Search
Close this search box.

Maceió vacina adolescentes de 17 anos a partir desta quarta-feira (25); confira calendário

Compartilhe este artigo

O prefeito de Maceió, JHC anunciou no fim da tarde desta terça-feira,(24), em seu perfil no Twitter que a capital alagoana iniciará  nesta quarta-feira (25), a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes 17 e 16 anos, assim como para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades.

Segundo informações da Prefeitura de Maceió, os adolescentes de 12 a 17 anos que possuem alguma comorbidade serão vacinados exclusivamente nos drive-thrus.

Já os adolescentes de 17 anos, sem comorbidades, receberão a primeira dose de vacina contra a Covid de acordo com as iniciais do nome em todos os postos de Maceió. A imunização dessa faixa etária iniciará pelos jovens cujos nomes iniciam pelas letras de A a G.

O calendário de vacinação segue na quinta-feira (26), com a imunização da população de 17 anos da letra H à letra N em todos os pontos de vacinação, e adolescentes com comorbidades dos 12 aos 17 anos, exclusivamente nos drive-thrus.

Na sexta-feira (27), vacinam-se os adolescentes de 17 anos da letra O à letra Z em todos os pontos de vacinação, e adolescentes com comorbidades dos 12 aos 17 anos, exclusivamente nos drive-thrus

Vale ressaltar que a vacina a ser aplicada nos adolescentes, em Maceió,  será a da Pfizer, pois é a única que tem autorização para ser aplicada neste público no Brasil.

Sábado começa 16+

No sábado (28), terá início a vacinação dos adolescentes de 16 anos, começando pelas letras iniciais A a G em todos os pontos de vacinação, e adolescentes com comorbidades dos 12 aos 17 anos, exclusivamente nos drive-thrus.

No domingo (29), será a vez dos adolescentes de 16 anos da letra H à letra N em todos os pontos de vacinação, e adolescentes com comorbidades dos 12 aos 17 anos, exclusivamente nos drive-thrus.

Segunda-feira (30) a primeira dose estará disponível ao público adolescente 16 anos das letras O a Z em todos os pontos de vacinação, e de adolescentes com comorbidades dos 12 aos 17 anos, exclusivamente nos drive-thrus.

Os pontos localizados na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Papódromo (Vergel), Terminal do Osman Loureiro e Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho) funcionarão no horário das 9h às 16h.

Já os drive-thrus de Jaraguá e Serraria e os shoppings Pátio (Cidade Universitária) e Maceió (Mangabeiras) terão Corujão, com horários das 9h às 21h até domingo (29).

Documentos necessários

Para se vacinar com a primeira dose, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia). Gestantes devem apresentar, ainda, a prescrição médica; e puérperas (com até 45 dias após o parto), uma declaração de nascimento do bebê.

Segunda dose

A segunda dose das vacinas segue disponível nos pontos de vacinação, observando que quem vai completar o ciclo com a Coronavac deve se dirigir exclusivamente ao Shopping Pátio e quem vai tomar segunda dose da Astrazeneca ou Pfizer pode ir a qualquer um dos pontos.

Para a segunda dose, basta apresentar o documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Quem perdeu o cartão pode solicitar a segunda via no posto onde tomou a primeira dose. Pessoas com deficiência visual, que ao tomar a primeira dose tenham recebido o cartão convencional, podem solicitar a substituição pelo cartão em braile no ponto onde forem tomar a segunda dose.

Gestantes e puérperas que tomaram a primeira dose da Astrazeneca e tomarão a segunda dose da Pfizer devem apresentar recomendação médica expressa para esta finalidade e assinar autodeclaração no local de vacinação.

Comorbidades

Para ser imunizada, a pessoa com comorbidade precisa apresentar documento com foto e CPF, além de um dos documentos a seguir com cópia que fica retida no local de vacinação: prescrição médica para a vacina contendo a condição que justifique a imunização; exames específicos que estabeleçam o diagnóstico; relatório médico; ou cadastros específicos no Sistema Único de Saúde (SUS).  Confira a lista de comorbidades.

Deficiência permanente

Estão inseridas nesta etapa as pessoas com deficiência permanente física, mental, intelectual ou sensorial, incluindo portadores de doenças raras e que causam deficiências intelectuais e/ou motoras e cognitivas.

Para se vacinar é necessário apresentar documento com foto e CPF, original e cópia de Comprovante de Residência e algum documento que comprove a condição, como o laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público; documento que indique se tratar de pessoa com deficiência; comprovante de recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC); documento comprobatório de vinculação a Centros de Reabilitação e/ou Unidades Especializadas no atendimento às pessoas com deficiência.

Nos casos de deficiência física aparente ou visível que causem limitações, não será obrigatório a apresentação do documento comprobatório.

Fonte: Cada Minuto
Foto: Secom Maceió

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.